sábado, outubro 02, 2010

Iraque e Síria construirão 2 oleodutos e 1 gasoduto


AMÃ, JORDÂNIA - Os governos do Iraque e da Síria chegaram a um acordo inicial para a construção de dois oleodutos e um gasoduto para transportar petróleo e gás natural do Iraque para o porto sírio de Banias, no Mar Mediterrâneo. Ali al-Dabbagh, porta-voz do governo iraquiano, disse que um oleoduto terá a capacidade de transportar 1,5 milhão de barris de petróleo por dia, enquanto o segundo poderá transportar 1,25 milhão de barris. Ele não deu uma capacidade estimada para o gasoduto, mas afirmou que ela será considerável.

O comunicado informa que o gabinete do governo iraquiano já aprovou a construção dos oleodutos e do gasoduto. Funcionários do Ministério do Petróleo do país disseram que a licitação para as obras será publicada nos próximos meses.
Os acordos com a Síria ocorrem no momento em que o Iraque, que possui a terceira maior reserva de petróleo do mundo, procura quadruplicar sua atual produção de 2,4 milhões de barris diários. O Iraque assinou no ano passado e neste ano 11 acordos para desenvolver sua produção.
Os oleodutos entre o Iraque e a Síria não serão os primeiros a serem construídos. Um antigo oleoduto, que ligava Kirkuk, no norte do Iraque, a Banias, transportava 250 mil barris de petróleo por dia até a guerra Irã-Iraque (1980-1988). Em 2003, o oleoduto foi destruído quando ocorreu a invasão norte-americana do Iraque.
TURQUIA
Também hoje, o Iraque e a Turquia assinaram um acordo que estende por mais 15 anos a operação de um grande oleoduto que transporta petróleo dos campos iraquianos de Kirkuk, no Curdistão iraquiano (norte do país), ao porto turco de Ceyhan, no Mediterrâneo, informaram funcionários do ministério do Petróleo do Iraque. O acordo venceu em março deste ano e os governos desejavam estendê-lo.
O Ministério do Petróleo do Iraque informou à imprensa, na cerimônia de assinatura do acordo, que o oleoduto conseguirá exportar 1 milhão de barris por dia nos próximos anos. Atualmente, o canal de 970 quilômetros, inaugurado no começo dos anos 1980, exporta 450 mil barris de petróleo por dia, ou um quarto das exportações iraquianas de petróleo. As informações são da Dow Jones.

Fonte: http://www.santosoffshore.com.br/

Nenhum comentário: