As Plataformas Tecnológicas a serem desenvolvidas na segunda fase do PLATEC foram selecionadas a partir de ampla consulta ao setor empresarial. Elas atenderão à diversidade tecnológica e a níveis distintos de complexidades e terão como objetivo comum promover a aproximação dos diversos grupos interessados em cada setor de modo a fomentar, estimular e incentivar seu crescimento de modo sustentável.
E&P Onshore
Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de equipamentos adequados à exploração e produção de petróleo em terra, com atenção aos temas relacionados à estimulação dos campos maduros e ao tratamento das águas produzidas, com especial atenção às necessidades dos pequenos produtores.
Campos Inteligentes
Concebido para estimular o desenvolvimento e a nacionalização de equipamentos, instrumentos, sensores, softwares, sistemas e outros mecanismos para aplicação na produção automatizada e integrada de petróleo segundo o conceito de “campos inteligentes”.
Navipeças
Busca fortalecer o fornecedor nacional do setor de construção naval, por meio do incentivo ao desenvolvimento de novos produtos, visando a ampliar a competitividade industrial e o conteúdo local. Oferece também mecanismos de apoio tecnológico ao pequeno e médio produtor de navipeças.
Outras Plataformas Tecnológicas poderão ser desenvolvidas de acordo com o interesse de setores empresariais, a partir do modelo concebido para as três plataformas citadas acima. Para isso, a equipe do Programa poderá contribuir com orientações e o fornecimento de sistemas informatizados, bem como promover sua inserção no Portal Plataformas Tecnológicas. Encontra-se em fase de negociação a inclusão da Plataforma DUTOS, em parceria com o CTDUT – Centro de Tecnologia em Dutos.
Fonte: http://www.ibp.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário