segunda-feira, setembro 27, 2010

CERTIFICADORA DO PRÉ-SAL DIVULGA RELATÓRIO ANIMADOR


De acordo com um recente relatório divulgado pela Gaffney, Cline & Associates (GCA), certificadora contratada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para avaliar o preço do barril de petróleo utilizado na oferta de capitalização da Petrobras, a estimativa do pré-sal brasileiro é que se tenha reservas de até 20 bilhões de barris de petróleo. O número considera apenas as áreas analisadas, entre elas Franco e Libra, mas não inclui áreas de grande reserva prevista, como Tupi. Apenas esse poço tem reservas estimadas de 5 a 8 bilhões de barris de óleo equivalente, conforme divulgado anteriormente.
A capacidade analisada pela certificadora é equivalente à soma de diversas grandes descobertas feitas nos últimos anos, como o campo de Kashagan, no Casaquistão, a área no Golfo do México que permitiu a instalação da Thunder Horse, a maior plataforma de petróleo do mundo, além de áreas na Bacia de Campos como Marlim e Roncador. Juntas, essas áreas possuem reservas de 15 a 20 bilhões de barris. Para elaborar o levantamento, a GCA analisou o entorno de acumulações conhecidas, as áreas já analisadas de Tupi, Iara e Júpiter, Franco e os prospectos não perfurados de Libra, Florim, Tupi Nordeste, Pau-Brasil, Peroba e Guará Sul.
A estimativa é de investir cerca de $ US$ 600 bilhões até 2015 na área do pré-sal”
Para o professor da Petroquallity (Instituição voltada para o setor de óleo e gás), Everton Carlos Gomes, esta estimativa é capaz de elevar o valor das ações da Petrobras para números ainda maiores. “Serão abertas cada vez mais vagas no mercado de trabalho na área do petróleo, tornando o Brasil autosuficiente em todos os produtos derivados do petróleo, principalmente a nafta que o Brasil ainda importa”, ressaltou o especialista em entrevista ao Nicomex Notícias, afirmando ainda acreditar que o Brasil está no caminho certo para atender a demanda do pré-sal. “A estimativa é de investir cerca de US$ 600 bilhões até 2015 na área do pré-sal, para se tornar cada vez mais preparado tecnicamente e tecnologicamente”, disse.
Recentemente, a GCA divulgou um relatório no qual é estimado que no poço de Libra, na Bacia de Santos, possa haver até 8 bilhões de barris de petróleo. O campo está sendo perfurado pela ANP com a Petrobras e, se confirmada a expectativa, Libra disputará com Tupi o posto de maior descoberta mundial de petróleo dos últimos 20 anos.
Os dados serão usados pelo governo para atrair interessados no primeiro leilão do pré-sal com contratos de partilha, caso o novo marco regulatório seja aprovado pelo Congresso. Caso a estimativa da certificadora esteja correta, o Brasil poderá se tornar um dos maiores produtores de petróleo do mundo em poucos anos. “O pré-sal vai elevar a economia brasileira em níveis mais altos, tornando o Brasil uma das grandes potências na área do petróleo a nível mundial”, ressaltou Everton Carlos Gomes.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Nenhum comentário: