Empresa fecha parceria tecnológica com líder global do segmento e prepara investimento em nova linha.
A Usiminas Mecânica acaba de fechar acordo de transferência de tecnologia com a Standard Car Truck (SCT) para a fabricação de truques ferroviários e de seus componentes fundidos. A SCT é uma empresa norte-americana e uma das maiores fornecedoras mundiais de truques ferroviários (conjunto de peças fundidas, como rodas, molas e eixos) e fornecedora das principais operadoras ferroviárias do mundo.
“A fabricação própria de truques ferroviários e seus componentes fundidos vai ampliar nossa competitividade“, afirma o superintendente de fundição, forjaria e vagões da Usiminas Mecânica, Jairo Andrade Cruz Júnior.
A companhia, que integra o grupo Usiminas – líder brasileiro na produção de aços planos –, é uma das principais fabricantes brasileiras de vagões ferroviários e, até o momento, vem utilizando componentes fundidos e truques fabricados por terceiros. A parceria com a Standard Car Truck, aliada à conclusão das obras de ampliação da unidade de fundição localizada em Ipatinga (MG), permitirá que a Usiminas Mecânica inicie a produção dessas peças e desses conjuntos já no segundo semestre de 2011.
Para isso, a empresa está investindo na implantação de uma nova linha de moldagem totalmente automatizada na sua unidade de fundição, com capacidade para produzir 24 mil toneladas/ano de componentes fundidos para truques. “É um volume superior ao da demanda brasileira, pois, além de atender o mercado nacional, pretendemos exportar parte da produção”, destaca Cruz Júnior. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), a demanda interna de componentes fundidos no País é de 18 mil toneladas/ano, em média.
Este investimento, da ordem de R$ 49,5 milhões, também contempla a modernização e ampliação das linhas de moldagem manual. A fundição da Usiminas Mecânica já tem capacidade para processar 150 toneladas de metal líquido. Isso significa que a empresa pode fabricar produtos de até 110 toneladas, o que a torna capaz de fabricar as maiores peças de peso individual na América Latina.
O metal líquido que abastece a fundição é proveniente da Aciaria 1 da Usiminas, sendo submetido a um processo de refino secundário em forno panela antes de ser transportado para a fundição da Usiminas Mecânica.
Perfil- Com a meta de crescer e consolidar seu desempenho em mercados consumidores de produtos de alto valor agregado, a Usiminas Mecânica, maior empresa de bens de capital e serviços do Brasil, atua por meio de cinco unidades de negócios: equipamentos industriais; pontes e estruturas; blanks e estampagem; montagem; fundidos, forjados e vagões ferroviários. A empresa está estruturada para atender diferentes segmentos, incluindo as novas demandas de equipamentos para o setor de óleo e gás geradas pela exploração de petróleo na camada pré-sal e as de infraestrutura decorrentes da Copa 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016.[www.usiminas.com].
Fonte: http://www.revistafator.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário