Navio construído pelo estaleiro STX Brazil.
O Skandi Amazonas foi uma encomenda do armador Dof Navegação, é o maior e mais potente navio de reboque, suprimento e manuseio de ancoras já construído no Brasil. A embarcação, construída no estaleiro STX Brazil, prestará serviços à Petrobras em operações de apoio marítimo a plataformas de petróleo, na Bacia de Campos. O lançamento ao mar da embarcação foi realizado no dia 26 de agosto (quinta-feira) no estaleiro em Niterói (RJ).
A embarcação é do tipo STX NOD-428, desenvolvido pela STX Norway Design, a embarcação foi construída com o apoio e estímulo do governo federal e estadual do Rio de Janeiro, financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e do Ministério dos Transportes, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A propulsão é híbrida diesel-mecânica-elétrica com um total de 22.360 Kw e quatro grupos geradores de 2.000 Kw cada um. A velocidade é de 17,5 nós, com calado de 5,4 metros. O calado máximo é de 7,8 metros.
Além do Skandi Amazonas, o STX Brazil tem em carteira o Skandi Iguaçu, também da Dof, com lançamento ao mar previsto para o primeiro trimestre de 2011. Outros dois barcos de apoio encomendados pela Deep Sea Supply e Siem Consub, devem ser lançados, respectivamente, até o final do segundo e do terceiro trimestre de 2011.
Desenvolvendo serviços de construção de embarcações de apoio offshore às unidades de perfuração, sondagem e produção, da bacia petrolífera brasileira, o estaleiro STX Brazil Offshore, fica localizado na Ilha da Conceição, Niterói, em ponto estratégico na Baía de Guanabara, com uma área de 80.000 m², possui cerca de 1500 funcionários próprios e 300 subcontratados.
O STX Brazil Offshore especializou-se na construção de embarcações de apoio marítimo de altíssima complexidade e sofisticação tecnológica, realizando a maior parte dos seus contratos em sua área industrial.
Características do navio, do Tipo AHTS (Anchor Handling Tug Supply), Tração Estática (Bollard Pull) de 300 t , Porte Bruto de 4.600 t Comprimento total de 95 m, Boca moldada de 24,00 m, Pontal 9,80m, Calado maximo de 7,80 m, Velocidade de 17,5 nós com calado de 5,4 m. Propulsão Híbrida Diesel-Mecânica-Elétrica (22.360Kw total), Grupos Diesel Geradores de 4 x 2.000 Kw cada um, e foi classificado pela DNV.
Fonte: http://www.revistafator.com.br/
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