Vendas de tickets via rede deve ter salto até 2013; celulares serão alternativa para realizar check-in
SÃO PAULO - Pesquisa anual realizada pela Sita apontou que as vendas de passagens via internet devem aumentar até 2013.
Segundo o estudo, a estimativa é que a participação da web no comércio de bilhetes salte de 25,8% para 37,9% nos próximos três anos.
Para Francesco Violante, CEO da SITA, a pesquisa aponta que há um aumento da confiança nos negócios. “As companhias aéreas estão investindo em TI para prover maior funcionalidade aos consumidores de internet e criando canais adicionais para o mercado de maneira a incrementar número de vendas diretas, visto que agora a distribuição via ambiente virtual é praticamente universal”, disse ele.
Segundo o relatório, a fim de aumentar as vendas online, as companhias aéreas estão priorizando a implementação de novas funcionalidades em seus sites na seguinte ordem de uso: ferramentas de venda online (61% já fazem uso); sistema para gerenciamento de tickets, como mudar, cancelar, remarcar voos (52%); e funcionalidade de resgate do passageiro frequente (51%).
Estes números estão em linha com as estratégias das companhias de migrar os passageiros para o autosserviço, incluindo principalmente o ambiente de check-in. As linhas aéreas demonstraram ambição em reduzir o número de passageiros transportados via agente de check-in de 50,7% para 28,9% até 2013. Os quiosques tradicionais devem permanecer um pouco abaixo de 20%, enquanto o serviço via web irá crescer de 21,6% para 35,5% em 2013.
O telefone celular será uma ferramenta essencial para o setor aéreo até 2013, com números equivalentes a 86% de companhias desejando oferecer notificações pelo aparelho, 80% check-in online, 76% planejando enviar tíquetes de embarque para o celular e 68% considerando enviar ofertas por SMS.
Check-in por celular, por sua vez, pulará de 28% de adesão para 70% até 2013, conforme a pesquisa da SITA.
Das companhias aéreas, 70% já têm estratégias de integração com a telefonia celular como ferramenta para a venda de passagens. Atualmente, 18% delas vendem passagens por celular e a meta é chegar a 70% até 2013. Dentre as maiores companhias aéreas, 85% pretendem fazer com que o serviço se torne uma realidade dentro dos próximos três anos.
Das empresas participantes, apenas 21% dos que responderam a pesquisa da SITA fazem uso de redes sociais e 45% não pretendem entrar neste universo.
Fonte: http://info.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário