Ilustração de como será o ExoMars
SÃO PAULO - A Agência Espacial do Reino Unido anunciou um investimento de £10,5 milhões no desenvolvimento de instrumentos para buscar evidências de vida- passada ou presente – em Marte.
Os instrumentos são parte do projeto ExoMars, um veículo de exploração do planeta vermelho que será lançado em 2018 em conjunto com a Agência Espacial Européia e a NASA.
O programa terá sua primeira etapa em 2016, quando a NASA lançará uma nave da ESA para orbitar Marte. O objetivo é descobrir a origem e distribuição de gases em sua atmosfera, em especial o metano. Segundo cientistas, esse gás deveria ser destruído na atmosfera em apenas algumas centenas de anos, mas ele parece estar continuamente se formando em algumas regiões.
A nave também lançará uma sonda experimental para testar as habilidades de pouso controlado em outro planeta.
O Reino Unido é responsável por dois dos nove instrumentos a bordo do veículo ExoMars: o Life Marker Chip e a Panoramic Camera. O primeiro usa tecnologia de diagnósticos médicos para detector a presença de compostos orgânicos que podem sugerir a presença de vida passada ou presente em Marte. Já a câmera será o olho do veículo.
Fonte: http://info.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário