quarta-feira, junho 09, 2010

mpressoras da HP acessarão web e aplicações


ePrint da Hewlett-Packard, com internet, e-mails e apps: empresa quer vender 10 milhões de unidades até o fim de 2011


SÃO PAULO – O dia em que as pessoas enviarão um documento para impressão de seus smartphones e checarão se há uma nova versão de arquivo dentro do e-mail pela própria impressora está chegando, segundo a Hewlett-Packard.

A empresa americana anunciou há pouco que, em seu próximo lote de impressoras a ser comercializado nos Estados Unidos ainda em 2010 a partir de 199 dólares, os aparelhos terão a possibilidade de realizar impressão remota pela internet, sem a necessidade de qualquer instalação de drivers ou uso de computadores.
Chamada de ePrint, a nova tecnologia de impressoras é auto-suficiente: o dono da impressora recebe uma conta de e-mail própria para o gadget, configura suas preferências e pode dar acesso a qualquer pessoa que queira – um amigo, um familiar ou um colega, por exemplo. Qualquer dispositivo móvel, independente da marca, tem compatibilidade com a impressora, de acordo com a HP.

O que torna a ePrint mais revolucionária, todavia, não é o suporte a todas as fabricantes ou a atuação “por nuvem” , e sim, a série de aplicativos de terceiros que são prometidos para funcionarem com sua interface sensível ao toque. Somente no anúncio do projeto, houve prévias de apps integradas com Facebook para imprimir fotos, outras acopladas em serviços de mapas para estampar direções e, ainda, uma junção com os principais serviços do Google, como Docs e Gmail.

Segundo a HP, um amontoado de empresas também já revelou interesse em usar aplicativos nas impressoras para facilitar a aquisição de seus serviços, como é o caso da Live Nation, especializada na venda de ingressos, que deve ganhar um programa que permitirá a impressão de bilhetes por sua ferramenta de impressão.
Outra nova área intrigante a ser explorada pela HP é o conceito de entrega marcada de impressão diretamente ao usuário. Grupos de mídia como MSNBC já demonstraram interesse em levar jornais agendados, que seriam oferecidos por meio das impressoras na hora em que os leitores quisessem. Isso, diz a HP, traria outra forma de atuação para os “publishers”, criando novos negócios de publicidade e notícias.

Embora nem todos os detalhes e especificações das impressoras com internet tenham sido revelados, a HP revela que sua tática é agressiva, já que seu objetivo de venda é de 10 milhões de unidades até o fim de 2011. Segundo a empresa, a ePrint estará disponível nas linhas Inkjet e Laserjet.

Enquanto o lançamento não sai, desenvolvedores já podem pedir acesso a SDK no site da HP a fim de construírem novos aplicativos para as impressoras.




Fonte: http://info.abril.com.br/

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