domingo, maio 16, 2010

Um Fox para os geeks


Volks equipa o carro com acessórios de tecnologia antes só encontrados em modelos de luxo.


Entre os engenheiros de projeto da Volkswagen do Brasil deve haver algum cara muito geek. Pelo menos é o que parece ao ver o salto de qualidade na lista de acessórios do Fox Prime 1.6 I-Motion. Antes espartano, o carro ganhou um upgrade com visual esportivo e, acima de tudo, acessórios eletrônicos normalmente encontrados só em carros mais luxuosos, como os SUVs. Dos espelhos retrovisores, que contam com ajustes elétricos, ao rádio que toca músicas via Bluetooth, o Fox subiu de nível. A fartura de informações oferecidas pelo computador de bordo do carro também merece elogios. Mas tantas novidades, claro, têm um preço. O Fox Prime 1.6 I-Motion completo custa 39 400 reais — quase 10 000 reais a mais que o modelo básico. Se a diferença vale a pena? Para quem é ligado em tecnologia, sem dúvida.

RÁDIO TOCA-TUDO

Enquanto tem carro de luxo por aí que não traz nem porta USB no som, o Fox Prime é dez em conectividade. Seu rádio tem entrada para dispositivos USB, cartões SD e Bluetooth. No caso, a conexão sem fio serve tanto para fazer ligações usando o som como viva-voz quanto para ouvir músicas armazenadas num celular. O som só não é perfeito por falta de potência nos alto-falantes, que distorcem os graves.

MECÂNICO E DJ

O computador de bordo do Fox dá um show de informações para o motorista. Com um display fácil de ler com fundo preto e letras brancas, ele exibe dados que vão da data para a troca de óleo e fi ltros até o nome da música que está sendo tocada pelas rádios. Outro recurso de destaque é o alerta para limite de velocidade, útil para quem, sem perceber, exagera na estrada.

MARCHAS NO DEDO

Com câmbio automatizado de cinco velocidades, o motor 1.6 do Fox Prime responde bem nas arrancadas e agrada na estrada. No trânsito, porém, é preciso acelerar com cuidado para que o carro não saia dando solavancos. Esse pequeno inconveniente pode ser contornado com o uso da opção de câmbio sequencial, acionada confortavelmente por um par de borboletas atrás do volante.

FLANELINHA ELETRÔNICO

A Volkswagen colocou tudo o que há de tecnologia nos espelhos do Fox. No retrovisor central há um sistema eletrocrômico para que os faróis dos carros que vêm atrás não ofusquem a visão do motorista à noite. Nos espelhos laterais, o ajuste elétrico ajuda a manobrar. Basta engatar a marcha a ré para que o espelho mire a guia automaticamente. É um recurso tão útil na hora da baliza quanto o sensor de colisão na traseira, também presente.

O JOYSTICK DO CARRO

O volante do Fox Prime chama atenção pelo seu design esportivo, mas vale elogiar a facilidade dos seus comandos, que servem para trocar de música e navegar entre as opções do computador de bordo. Um detalhe importante que a Volks não esqueceu foi o ajuste de altura do volante. Assim, motoristas mais altos (ou baixinhos) não perderão a visão dos instrumentos do painel.




FOnte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: