sábado, maio 29, 2010

Petrobrás descobre mais petróleo no RJ


SÃO PAULO – Os dois novos bolsões encontrados na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, podem conter juntos mais de 460 milhões de barris de óleo.

O comunicado da Petrobrás foi feito ontem, anunciando a descoberta das duas novas acumulações de petróleo leve em reservatórios do pós e do pré-sal em águas profundas.
O achado foi feito no poço Carimbe (6-CRT-43-RJS), localizado no Campo de Caratinga, a cerca de 106 km da costa.

No local, a profundidade da água chega a 1.027 metros, mas o material do pós-sal está ainda mais profundo, a 3.950 metros abaixo do solo marinho. As estimativas iniciais da empresa mostram a possibilidade de retirada de 105 milhões de barris de óleo.

Já a acumulação do pré-sal está a 4.275 metros de profundidade, e provavelmente está ligada a uma descoberta anterior no poço 6-BR-63A-RJS, no Campo de Barracuda, anunciada em fevereiro. Na época, os volumes apontavam para 40 milhões de barris de óleo equivalente na região – no entanto, caso a ligação entre esses dois bolsões se confirme, poderiam ser aproveitados 360 milhões de barris de óleo equivalente.

Essas acumulações deverão ser objeto de Plano de Avaliação, a ser apresentado brevemente à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: