quarta-feira, maio 12, 2010

Na mão: HTC Desire, o Nexus One melhorado?


Sem previsão de chegada ao Brasil, o HTC Desire desembarcou mesmo assim no INFOLAB, com muita velocidade, uma telona e Android 2.1. Mas peraí, esse não é o Nexus One? Nada disso, meus amigos, o Desire parece estar pelo menos um degrau acima do smartphone do Google.


É simplesmente impossível não comparar o Desire com o Nexus One. Como os dois são fabricados pela HTC, há uma semelhança sensível entre eles. E no fim, isso é um bom sinal para o Desire, já que o Nexus One tinha um belo acabamento e construção bem confiável, algo que se repete por aqui.
Há também semelhanças gritantes quando o assunto é hardware: os dois carregam um processador nada humilde de 1 GHz, câmera de 5 megapixels, Wi-Fi, GPS e 3G. Ambos contam com 512 MB de ROM, mas o Desire tem 64 MB a mais de RAM, pulando dos 512 MB para os 576 MB. Até aí, tudo muito bonito, tudo muito parecido, mas… E as diferenças?

Os pequenos detalhes que fazem o Desire diferente do Nexus One agradam. Primeiro, a substituição da bolinha como trackpad, algo que destoava completamente do design do Google Phone, para um belo botão sensível ao toque na parte central já faz alguma diferença. Mas, é claro, as maiores diferenças ficam no software.

O HTC Desire é o primeiro aparelho que passa pelo INFOLAB com a interface Sense na versão 2.1 do Android. A combinação do redesenho bem resolvido da empresa para o sistema operacional em sua última versão e um processador de 1 GHz criam uma interação muito veloz com todas as páginas e os aplicativos. Há quem prefira o sistema “cru”, mas o Sense é até agora uma das modificações mais equilibradas do Android.
E há outros detalhes interessantes no Desire: o multitoque no browser é muito bem-vindo. Mesmo com uma telona de 3,7 polegadas, poder “pinçar” as páginas é muito bom. Neste ponto vale dizer que o Nexus One foi lançado sem o multitoque, mas uma atualização de firmware já corrigiu o problema. Outra sacada é o Flash Lite. Se o Flash vai morrer ou não, se ele faz bem ou mal à internet, pouco importa quando você quer ver um vídeo direto no site do YouTube. Com o Flash Lite no Desire, você não passará raiva com isso.

Assim, o Desire é quase uma atualização do Nexus One, com alguns acertos e adições interessantes. O problema é que, como o smartphone do Google, o Desire não tem previsão alguma de chegada ao Brasil. Porém, nós acreditamos – e em parte torcemos – para a HTC trazer de vez o modelo para terras brasileiras.




Nenhum comentário: