segunda-feira, abril 19, 2010

Software identifica criminosos reincidentes


SÃO PAULO – O Departamento de Justiça Juvenil da Flórida, nos EUA, está investindo em um programa capaz de prever a probabilidade de um jovem infrator voltar a cometer crimes.


O sistema Predictive Analytics, criado pela IBM, pode fazer a analise comportamental dos indivíduos e identificar se eles oferecem perigo à sociedade. Se a resposta for positiva, as instituições podem direcioná-los a programas específicos de reabilitação.

“A Flórida acredita que a juventude reabilitada cedo, com prevenção efetiva, intervenção e serviços de tratamento, não corre o risco de entrar no sistema de correções para adultos”, afirma Mark Greenwald, chefe de pesquisa e planejamento do Departamento de Justiça Juvenil.

Entre os dados avaliados pela ferramenta está o histórico de ofensas, o ambiente em que o adolescente reside e a sua associação com gangues e grupos. De acordo com a IBM, esses dados auxiliam na hora de definir as possíveis ações do indivíduo. Antes, o departamento utilizava planilhas em Excel para estudar cada caso.

O desenvolvedor do software apontou que o sistema é utilizado em instituições penitenciárias no Reino Unido para ajudar na monitorar criminosos que cumpriram suas penas.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: