sábado, abril 17, 2010

Robôs e carro elétrico são protagonistas da Campus Party


O robô iCub e o carro elétrico Hiriko são algumas das propostas para a edição européia da Campus Party, um dos maiores eventos sobre tecnologia que começou nesta quinta, em Madri. A feira conta com 800 jovens procedentes de 27 países europeus participando desta edição especial que dura quatro dias.

Com computadores ligados em forma de casa, árvore ou torradeira e pequenos robôs que dançam, as inovações tecnológicas ocupam diversos pavilhões da Caixa Mágica, um complexo projetado pelo arquiteto francês Dominique Perrault, recentemente inaugurado nos arredores da capital.

O iCub, apresentado na Campus, é um pequeno robô branco com corpo de criança idealizado durante cinco anos por dez universidades europeias capaz de mover 54 "músculos" e sensores para ver, ouvir e cheirar, "para estudar e aprender o desenvolvimento humano", disse Sylvain Calinon, um pesquisador da Universidade de Gênova e coordenador da Campus.

Ao seu lado, Will Jackson introduziu sua criação, o "Robothespian" que com o rosto iluminado, cumprimenta o interlocutor e fala em espanhol ou inglês movendo os olhos, a boca, o tronco e os braços.

Outra inovação é carro elétrico Hiriko, que pode girar sobre si mesmo. O trabalho é de um grupo de empresas bascas, e estará pronto no final de 2011. No momento em que o governo espanhol pretende investir no desenvolvimento desta tecnologia, Hiriko é concebido como um veículo de dois lugares urbano a um custo de 9 mil euros.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Adeilton. Tudo bem?

Sou a Annia e trabalho na Edelman, agência de comunicação digital da Nissan Brasil.

Li seu post sobre a Campus Party (edição européia) e um modelo de carro elétrico que teve lá.
Então achei que pudesse te interessar a informação de que a realidade do carro elétrico no nosso dia-a-dia está cada vez mais perto.

Agora em abril, a Aliança Renault-Nissan e a Prefeitura de São Paulo assinaram um acordo de intenções para estudar oportunidades e possíveis ações para o uso de veículos elétricos na cidade, para assim reduzir a poluição, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida na capital paulista.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o acordo ou sobre o carro elétrico da Nissan, o LEAF, por favor, me avise.

De todo jeito, segue link com algumas informações: http://www.nissan.com.br/Nissan/MundoNissan/NoticiasImagem.aspx?noticiaID=172


Obrigada pela atenção.
Abs,
Annia Vuolo
(annia.vuolo@edelman.com)