domingo, abril 11, 2010

Nokia 5530 é touch básico, mas nem tanto


Celular musical tem interface divertida e Wi-Fi, porém dispensa 3G e GPS


A nova geração touchscreen da Nokia chegou aos celulares básicos com o 5530 XpressMusic. E o aparelho vai além daqueles concorrentes divertidos com tela sensível ao toque, mas quase sem recursos. Ele manda bem como substituto de iPod, tem o melhor reconhecimento de escrita que já vimos e pode se conectar à internet por Wi-Fi. Só decepciona porque o touchscreen resistivo de 2,9 polegadas não é aquela maravilha para deslizar com o dedo e por ficar devendo 3G e GPS. Seu preço está na média: 699 reais.

Como já dissemos em vários reviews de aparelhos com Symbian, está claro que o sistema operacional precisa de uma recauchutada, pois não parece ter sido desenvolvido especialmente para comandar sem botões. Mas aqui o programa funciona bem. A tela inicial mostra, na barra superior, até 20 contatos com fotos. No centro, ficam as atualizações do e-mail e um player de música. Na parte de baixo, existem quatro atalhos personalizáveis para aplicações, que dão acesso rápido às ferramentas mais utilizadas.

O problema é que nenhum desses widgets é realmente prático, por causa da programação em camadas do Symbian. Para trocar os atalhos, por exemplo, é necessário entrar em Menu > Configurações > Pessoal > Tela inicial > Atalhos. Em seu concorrente Samsung Star, basta arrastar o aplicativo desejado de uma barra lateral para a tela inicial. No entanto, a coisa mais irritante é a necessidade de clicar duas vezes nos links das listas – uma para selecionar e outra para abrir o item desejado. E tudo isso no velho esquema com barras de rolagem, seguindo o estilo do Windows Mobile.

Existem ainda outros recursos interessantes, mas chatos de configurar. Para integrar um contato ao Twitter, por exemplo, é preciso digitar o longo endereço do RSS correspondente na página de configuração da pessoa cadastrada. Imagine o trabalho que daria fazer isso com toda a sua lista de amigos. Detalhe: nesse caso, especificamente, o teclado completo não aparece, obrigando o usuário a escrever por um teclado numérico. Em quase todos os outros aplicativos, como e-mail e navegador, um QWERTY fica disponível quando o aparelho está na horizontal.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: