domingo, abril 11, 2010

Erupções vulcânicas flagradas em Vênus


Sobreposição de dados revela derramamento recente de lava em Vênus


SÃO PAULO- Pela primeira vez, cientistas detectaram sinais claros de lava recente na superfície de Vênus.

As observações revelam que o planeta ainda pode estar geologicamente ativo – o que o torna um dos únicos corpos no nosso sistema que a ter este tipo de atividade nos últimos três milhões de anos.
Graças a uma combinação de dados da Venus Express, missão da Agência Espacial Européia que orbita o planeta desde abril de 2006, e da nave Magellan, da NASA, os pesquisadores conseguiram detectar essa recente atividade. A missão americana mapeou via radar 98%do planeta entre 1990 e 1994.

Estudar a taxa de vulcanismo ajudará a determinar como o interior do planeta funciona e como os gases emitidos nas erupções alteram o clima.

Segundo os cientistas, os locais estudados em Vênus são geologicamente similares ao Havaí.

Uma das principais evidências de atividade vulcânica é o fato de pesquisadores acreditarem que algum fenômeno esteja alisando a superfície de Vênus - que tem apenas mil crateras, um número muito baixo se comparado a outros corpos do sistema solar. Uma das principais hipóteses é a de que a lava derramada pode ser responsável por este nivelamento.

Cientistas chamam Vênus de planeta-irmão da Terra por suas semelhanças em tamanho, massa, densidade e volume. Acredita-se que ambos partilham uma origem comum, e que surgiram há mais ou menos 4,5 milhões de anos. No entanto, a atmosfera do planeta é muito menos amigável que a da Terra: ela tem dióxido de carbono, que gera uma temperatura na superfície quente o bastante para derreter chumbo e uma pressão na 90 vezes maior do que a da Terra.

Não são muitos os corpos do nosso sistema que estão vulcanicamente ativos, e entre eles estão a Terra e a lua de Júpiter Io. O entanto, uma contagem de crateras em Marte também sugere a existência de erupções recentes. Cientistas também estudam um tipo diferente de vulcanismo em outras luas do sistema – mas este envolve o derramamento de gelo.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: