domingo, abril 18, 2010

Na mão: Tirando o N97 mini da caixa


A versão diminuta do N97 aterrisou no INFOLAB em sua bela caixa preta. O N97 mini vem ao Brasil tentando entrar no bolso de quem tenha 1 799 reais e queira um smartphone com boa configuração e selo de qualidade direto da Finlândia. Mas, infelizmente, o aparelho continua derrapando nos mesmos pontos que seu irmão mais velho.

Menos parrudo que seu parente, o N97 mini é um primor no que diz respeito ao design. Seu acabamento é impecável e a construção é muito bem feita, passando a sensação de que ele aguenta bons trancos. Mesmo o slide do teclado QWERTY tem movimentação suave e prática, sem trancos. O teclado tem peças altas e pequenas, e é fácil se acostumar e sair digitando rapidamente. A única ressalva é pela retirada do protetor da câmera de 5 MP. As chances de sua chave encontrar a lente no seu bolso são altíssimas.

Na hora de usar o N97 mini, alguns empecilhos incomodam o usuário: a manutenção de uma tela sensível ao toque resistiva transforma a arte de clicar em pequenos ícones em uma guerra. A interação com redes sociais nessa versão do Symbian é simples, mas não passa perto dos formatos intuitivos que a Apple e o Android têm desenvolvido. A tela de 3,2 polegadas também não tem o formato ideal para uma navegação sem problemas.
No fim das contas, o N97 mini cumpre bem sua proposta: ser uma versão menor e mais prática do N97. Porém, a Nokia não quis dar um tapa no sistema ou mudar muitas coisas para o lado positivo, além do preço. Assim, o modelo continua dando um show de design, agora com menos espaço interno e navegação e usabilidade defasadas para os dias de hoje. Mas nós não criticamos a Nokia. Sabemos que, nesse momento, o trabalho está mais focado na plataforma MeeGo, que está sendo desenvolvida com a Intel. E sabemos também que o Maemo 5, do N900, também tem mais vocação social.
Enquanto ficamos no aguardo pelas novidades da gigante finlandesa, o N97 mini já está à venda no Brasil por 1 799 reais, desbloqueado. Em breve ele chegará às operadoras. Confira abaixo mais algumas imagens do aparelho.





Nenhum comentário: