segunda-feira, abril 12, 2010

iPhone OS 4.0 traz multitarefa e rede de anúncios


A Apple anunciou hoje o iPhone OS 4.0, nova versão do sistema operacional usado em dispositivos móveis da fabricante. O sistema entra hoje em uma versão para desenvolvedores de aplicativos e virá com mais de 100 novos recursos.
Steve Jobs, CEO da Apple, falou sobre os novos recursos do iPhone OS 4.0 na manhã de hoje (horário da Califórnia) para a imprensa norte-americana. Jobs destacou sete principais novidades em seu discurso.

A primeira, e mais esperada, é a capacidade do iPhone realizar tarefas múltiplas simultaneamente, ou multitarefa. Esse recurso é utilizado por outros sistemas operacionais de smartphones, mas não estava presente no modelo da Apple ainda. Jobs comentou que, como foi com o recurso de copiar e colar, "não somos o primeiro a ter isso, mas seremos os melhores".

Um novo dock, com ícones dos principais aplicativos, virá no iPhone OS 4.0, por conta da multitarefa. Um exemplo dado no palco foi com o aplicativo de rádio online Pandora, que agora pode ser controlado da página principal do telefone. Aplicativos de voz, áudio, localização e notificações vão rodar em segundo plano, sem interferir em outros processos do iPhone.

A segunda novidade são as pastas. Em vez de organizar os aplicativos instalados no iPhone em inúmeras páginas, as pastas ajudam a botar ordem na casa. Para criar uma, basta pressionar a tela até os ícones começarem a balançar e arrastar um ícone para cima do outro: a pasta surge automaticamente.

Mudanças no programa de e-mail são a terceira novidade. A Apple finalmente unificou as diversas caixas de entrada em uma só, e agora permite ordenar as mensagens por conversação. E arquivos em anexo podem ser abertos direto de aplicativos específicos instalados no aparelho.

Além do iPad, a Apple vai levar o aplicativo iBooks para o iPhone. É a plataforma de venda e leitura de e-books da Apple no celular, que também virá com uma cópia em inglês de O Ursinho Puff instalada.

A quinta mudança se refere ao mercado corporativo. A Apple quer ampliar o uso do iPhone entre empresas, e no iPhone OS 4.0 vai melhorar a proteção aos dados, permitir gerenciament de dispositivos, múltiplas contas de Exchange em uso e suporte a redes privadas virtuais, entre outros.

Por outro lado, a sexta novidade se refere ao mercado consumidor: a Apple diz ter 50,7 mil jogos disponíveis para sua plataforma, contra 2.477 do Sony PSP e 4.321 do Nintendo DS e vai criar o Game Center, uma espécie de rede social para games no iPhone, com contatos, amigos e rankings de pontuação.

Finalmente, confirmando alguns rumores, a Apple anunciou sua plataforma iAd para publicidade online nos dispositivos móveis. A ideia aqui é que os desenvolvedores parem de inserir anúncios em seus aplicativos gratuitos, já que o iPhone não é um desktop, e melhorem a qualidade dos anúncios exibidos no aparelho. A Apple vai vender a publicidade e dividir receita com os criadores dos programas (60% para o desenvolvedor, 40% para a Apple).

Os anúncios, na visão de Jobs, serão uma espécie de "miniaplicativos" dentro dos programas originais. Uma das demonstrações trouxe um aplicativo do filme Toy Story 3 com acesso direto à compra de um game pelo próprio programa.

A versão de desenvolvedores do iPhone OS 4.0 será liberada ainda hoje, segundo Jobs. A versão para iPhone 3GS e iPod touch (terceira geração) será liberada para os usuários ainda no "verão norte-americano" (ou até a metade do ano, quando a Apple deve anunciar uma nova versão do iPhone).

Para iPhone 3G e iPod touch segunda geração, alguns recursos, como multitarefa, não irão funcionar. O iPad irá receber o software 4.0 na "primavera norte-americana", ou seja, no segundo semestre.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Nenhum comentário: