sexta-feira, abril 16, 2010

Barata de 300 milhões de anos recriada em 3D


SÃO PAULO – Um ancestral da barata que caminhou há 300 milhões de anos foi recriado em detalhes em um modelo de fóssil virtual 3D.


A Archimylacris eggintoni viveu no período em que a vida havia acabado de sair do mar; o animal deu origem não só às baratas, como também aos cupins e louva-a-deus.
Esses insetos viveram entre 359 milhões e 299 milhões de anos atrás (ou seja, surgiram muito antes dos dinossauros), passando a maior parte de seu tempo no solo das florestas iniciais do planeta, comendo restos de animais e deixando fósseis entre 2cm e 9 cm de comprimento e cerca de 4 cm de largura.


Alguns destes fósseis foram analisados pela equipe do Imperial College London liderada por Russell Garwood. Os cientistas utilizaram um aparelho de tomografia que tirou 3142 raios-X dos fósseis e os compilou em um modelo 3D.


Graças a essa análise especial feita pelo software, partes desconhecidas dos animais puderam ser observadas. É o caso de uma estrutura presente na perna da Archimylacris que permitia que ela se grudasse em superfícies mais lisas, o que deve ter sido uma forma de colocar seus ovos em locais altos, mais a salvo de predadores.


A ideia é usar a técnica em outros fósseis como, por exemplo, uma forma de aranha primitiva. O estudo com a ancestral da barata foi publicado na Biology Letters.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: