segunda-feira, março 08, 2010

Portal Brasil completa 24 horas fora do ar


Novo Portal Brasil segue fora do ar dois dias depois da estreia: ajustes são complexos, dizem desenvolvedores


Depois de estrear na quarta-feira, a nova versão do Portal Brasil, do Governo Federal, segue fora do ar desde a manhã de ontem devido a ajustes técnicos.


Com dez anos de idade, o site recebeu um investimento de 11 milhões de reais para ser reformulado e se tornar uma referência em serviços públicos na internet. A magnitude do projeto, porém, seria uma das causas para a demora nos acertos do portal, de acordo com os desenvolvedores.
“Vale destacar que o Portal Brasil é um sistema grande e complexo, desenvolvido em plataforma de software livre, e estará em constante aperfeiçoamento”, escreveram, em nota.


“A área de tecnologia está trabalhando para melhorar a performance do Portal no que diz respeito à sua velocidade, desempenho de máquinas e do próprio sistema Portal Brasil”.


Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), o novo portal quer promover a imagem do Brasil no exterior e também melhorar a comunicação com o cidadão, reunindo serviços dos Ministérios da Previdência, do Trabalho, da Educação e Receita Federal.


Deste modo, o cidadão brasileiro pode pedir documentos, consultar processos de aposentadoria, procurar cursos de requalificação profissional, examinar bolsas de estudo e checar seguro-desemprego, entre outras ações de atendimento público.


Anteontem, durante a apresentação do projeto, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou até a comparar as novas funcionalidades do site a um “Google Nacional”.


Aos jornalistas presentes, o presidente disse: “Eu não sei se a gente poderia dizer que nós estamos, na verdade, apresentando um Google nacional, totalmente brasileiro".


Hoje, o Portal Brasil registra 800 mil usuários únicos por mês, uma audiência considerada baixa para os padrões atuais. O governo pretende investir R$ 1,5 milhão em publicidade eletrônica para divulgar o novo Portal Brasil.


O design e programação do novo Portal Brasil foram feitos pela agência digital TV1, que venceu licitação pública. Uma das exigências do edital era que o vencedor usasse soluções de software livre no desenvolvimento do portal e dos sistemas que fornecerão dados para ele.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: