segunda-feira, março 08, 2010

Desktop Itautec promove jogatina em 3D


Modelo ST 4261 vem com óculos da NVIDIA, placa de vídeo e monitor especiais

Jogar em 3D é uma beleza. O duro é ficar matutando sobre cada componente na hora de montar um computador capaz de rodar os títulos que saltam pela tela. O desktop Itautec ST 4261 resolve essa parada, pois traz um conjunto preparado para trabalhar com os óculos 3D Vision, da NVIDIA, sem engasgar. Em nossos testes, a placa de vídeo e o monitor tiveram performance de sobra para games pesados em terceira dimensão. E o restante da configuração também aguentou o tranco. Mas tudo isso tem um preço: 3.999 reais.

O adaptador gráfico escolhido para o micro foi o GeForce GTS 250, com 1 GB de memória dedicada. Quanto ao monitor, não houve opção, pois o único disponível no Brasil que apresenta compatibilidade com o sistema da NVIDIA é o Samsung 2233RZ, com taxa de atualização de 120 Hz e 22 polegadas - só esse display custa 800 reais, quando vendido separadamente. Já os óculos saem por 700 reais. O bom pacote de acessórios explica o preço acima da média para um PC dessa configuração.

Para o exigente público gamer, a lista de componentes não chega a impressionar. Ele usa o processador Core 2 Duo E7500, de 2,9 GHz. Sua placa-mãe é uma Gigabyte GA-Q35M-S2. Para completar, a memória é de 4 GB, com freqüência de 800 MHz, e o disco rígido é de 320 GB. A unidade testada pelo INFOLAB veio com Windows Vista Home Premium. O visual também não tem nada de chamativo – o gabinete ATX tem cara de escritório, na cor preta brilhante.
Desempenho para o gasto


Durante os testes com benchmarks, o computador fez 5.196 pontos no exigente PCMark Vantage, um resultado apenas dentro da média para a categoria de modelos intermediários para games. O mesmo vale para o 3DMark Vantage, que mede o desempenho do conjunto com gráficos em terceira dimensão. O Itautec ST 4261 marcou 5.001 pontos. No Índice de Experiência do Vista, ele ganhou nota 5,1. O gargalo do sistema é o processador, um modelo já ultrapassado para máquinas de jogos.

Dá para fazer upgrade? Pelo espaço no gabinete e pelos slots disponíveis na placa-mãe, sim. É possível colocar dois pentes de memória, sem remover os já instalados. Outros quatro slots SATA estão desocupados, podendo ser preenchidos com HDs ou drives ópticos. Duas entradas PCI estão livres, mas a placa de vídeo fica sobre elas. Já a PCI Express pode ser utilizada. A fonte que acompanha o conjunto é de 550 watts.

Os demais periféricos poderiam ser mais caprichados. Teclado e mouse têm fio e são comuns, sem botões adicionais para ativar funções multimídia, por exemplo. No quesito conectividade, a máquina também merecia mais opções. São oito portas USB, sendo duas na parte da frente, saídas de vídeo DVI e D-Sub, conexão de rede Gigabit Ethernet e leitor de cartões de quatro tipos. Ficaram faltando HDMI, e-SATA, Wi-Fi e Bluetooth.





Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: