sexta-feira, março 05, 2010

LG Watch Phone, o relógio do Dick Tracy


No melhor estilo detetive, o modelo coloca no seu pulso um belo celular 3G

Com pose de celular do futuro, o LG Watch Phone faz a alegria de quem sempre quis se sentir meio Dick Tracy, o detetive dos quadrinhos e do cinema. Esse modelo touchscreen de pulso tem todas as funções básicas de um telefone, como agenda de contatos, calendário, envio de torpedos e até player de música. E ainda serve para quem quer aprontar uma graça com videochamadas, pois tem conexão 3G. Mas nem a construção impecável e o estilo elegante fazem justiça ao preço exorbitante: 2.999 reais.

O grande mérito da LG foi conseguir transformar uma espécie de sonho geek numa coisa realmente útil no dia-a-dia de qualquer pessoa (endinheirada). A tela sensível ao toque de 1,4 polegada responde bem aos comandos com o dedo. No começo, os ícones com números e o teclado alfanumérico parecem muito pequenos, mas em poucos minutos você já se acostuma a digitar com velocidade e sem errar. Também não há nenhuma dificuldade em pilotar os menus, deslizando os dedos na horizontal e na vertical.

Existem cinco áreas de trabalho: relógio, perfis de usuário, chamadas de voz e vídeo, menu principal e uma última que se divide entre tocador musical, notas e calendário. A LG mandou bem na hora de adaptar essas ferramentas de organização a uma tela tão pequena. No fim das contas, a experiência é parecida com a que você tem num celular básico, com a vantagem da economia de espaço e da boa usabilidade. Não menos importante, a qualidade do áudio, em chamadas com o fone Bluetooth, é ótima.
Tem 3G, mas nada de web


Como era de se esperar, o LG Watch Phone não tem navegador, nem outras funções de internet. O 3G serve mesmo apenas para chamadas em vídeo, algo pouco utilizado no Brasil. Outro ponto negativo é a impossibilidade de ouvir música pelo fone Bluetooth que acompanha o aparelho. Logo se vê que multimídia não é sua praia, pois a memória interna dele é de apenas 80 MB – e, claro, não há espaço para colocar um cartão microSD. Uma pena, pois o som é surpreendentemente bom para um equipamento tão pequeno.

Deslizando com o dedo para cima e para baixo na tela principal, você troca o modo de visualização das horas. São oito estilos, incluindo simulações de sistemas analógicos, digitais com contagem visual de segundos e até opções para manter o horário de duas cidades do mundo sempre na tela. Todas essas frescuras gráficas pulando na tela de boa qualidade afetam diretamente a duração da bateria. Nos testes realizados pelo INFOLAB, ela suportou apenas 160 minutos, durante chamadas de voz.

A construção do relógio é um detalhe à parte. O material usado é aço inoxidável, coberto por vidro temperado. Ele é resistente a água, embora não suporte mergulhos. A pulseira é de couro rígido preto. Uma ferramenta que vem no pacote ajuda a abrir a tampa do aparelho, caso seja necessário retirar o SIM card. Para agilizar o acionamento de alguns comandos, há três botões na lateral – para fazer ligações, encerrar chamadas e voltar ao menu anterior.

Nenhum comentário: