sábado, março 06, 2010

Controle seu avatar com a mente


Os componentes da interface cérebro-computador criada pela G.tec


Empresa australiana apresenta interface cérebro-computador que permite controle de avatares com a mente.


O produto é a novidade da Guger Technologies e será mostrado na CeBIT 2010, a feira mais importante de eletrônicos da Europa, que reúne até sábado os principais fabricantes de hardware e software em Hannover, na Alemanha.


Para fazer o aparelho funcionar é preciso usar uma espécie de touca que age como um eletroencefalograma, medindo os impulsos elétricos do cérebro que são então convertidos em sinais de controle.


Dispensando o uso de mouses, teclados e joysticks, a interface permite brincar com o universo virtual do Second Life, por exemplo. Também é possível usar o aparelho para escrever e utilizar outros jogos virtuais, como ping-pong
Para funcionar, é preciso primeiro treinar o aparelho para cada usuário – o que não leva muito tempo. A G.tec criou um sistema para que a interface possa relacionar os sinais cerebrais específicos do usuário às ações do jogo.


Símbolos diferentes são colocados em uma tela, cada um deles representando uma ação - como virar para a esquerda ou direita, pular, falar. Eles são iluminados em uma ordem aleatória, de forma que você preste atenção em um deles de cada vez. Ao focar em um símbolo especifico, a resposta é induzida, de forma que a máquina pode reconhecer qual impulso será válido para cada símbolo.


Uma das funções mais importantes desse tipo de interface é dar apoio a pessoas com algum tipo de dificuldade de comunicação (como alguma deficiência física). A própria G.tec desenvolve produtos com essa finalidade.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: