sábado, março 06, 2010

Achado parente mais antigo dos dinossauros


Ilustração de como seria o Asilisaurus



Uma equipe internacional de cientistas anuncia a descoberta do parente mais antigo dos dinossauros.


O Asilisaurus kongwe viveu há cerca de 243 milhões de anos e é considerado um proto-dinossauro: animal que compartilha muitas características com os dinossauros, porém pertence a outro grupo.
Fósseis de pelo menos 14 indivíduos foram recuperados no sul da Tanzânia, tornando possível a reconstrução de um esqueleto inteiro – faltando apenas o crânio e alguns ossos das patas dianteiras.

O Asilisaurus viveu durante o período Triássico, que durou de 252 a 201 milhões de anos atrás. Nessa era, surgiram diversos animais como as tartarugas, sapos, lagartos, os próprios dinossauros, os parentes do crocodilo, os mamíferos... Na época, os continentes ainda não possuíam a atual divisão, e estavam unidos em uma só grande massa chamada Pangea. A Tanzânia, onde a descoberta dos ossos foi feita pela primeira vez em 2007, estava localizada cerca de 50° ao sul do Equador.

Os cientistas estimam que o animal media entre meio e um metro de altura, e entre um e três de comprimento. Ele pesava entre 10 e 30 quilos, andava em quatro patas e era herbívoro ou possuía uma dieta mista de carne e plantas. Sua alimentação pode ser observada pela forma triangular dos dentes e ponta em bico da mandíbula.
Esqueleto do Asilisaurus. Em cinza escuro, os ossos ainda não encontrados

Essas e outras características fazem com que a descoberta do Asilisaurus ganhe ainda mais importância: ela unifica a existência de um grupo de animais chamado silesaurids.
Há evidências de que membros do grupo estavam espalhados em toda a Pangea e de que eles sejam os parentes mais próximos dos dinossauros. Para se ter uma ideia, os dinos mais velhos encontrados possuem 230 milhões de anos. Já os mais antigos silesaurus (como o Asilisaurus) já estavam aqui 10 ou 15 milhões de anos antes disso.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: