terça-feira, fevereiro 23, 2010

Dica: veja novas utilidades para o seu protetor de tela


Quando o protetor de tela, ou "screensaver", foi criado, no início da década de 80, sua função primária era enviar imagens aleatórias ou escurecer o monitor em momentos de inatividade, evitando que os antigos monitores de tubo (CRT) ficassem marcados pelas imagens estáticas.Com a popularização dos monitores de LCD, estes utilitários perderam sua utilidade prática e passaram a ser utilizados apenas como enfeite.
Entretanto, ainda que a necessidade de um protetor de tela não exista mais, alguns programadores embutiram em protetores mais modernos diversas funcionalidades. Confira algumas soluções para evitar que, enquanto inativo, seu computador fique com uma imagem estática ou sem utilidade al guma.

Wikipedia Screensaver
Os fãs da enciclopédia virtual Wikipedia vão gostar deste protetor de tela. É verdade que ele não é tão bonito, mas é uma boa ter informações sendo jogadas no monitor enquanto ele está fora de uso.

O que este screensaver faz, na realidade, é sortear aleatoriamente um verbete da edição inglesa da Wikipedia e mostrar em tela cheia enquanto o computador estiver inativo. Em suas configurações não é possível mudar a fonte (o que possibilitaria pegar, por exemplo, os dados da edição em português do serviço), mas você poderá diminuir ou aumentar o tempo de atualização.

O protetor de tela não se desabilita com o mouse, todavia pode ser fechado com a tecla ESC. No Windows 7 travou o Explorer algumas vezes.

Onde baixar: www.rectanglered.com/screensaver.php

Protetores de tela Digg
O portal Digg, popular por permitir que seus usuários cadastrem notícias interessantes e votem nas que julgarem dignas da primeira página, também oferece protetores de tela aos seus usuários.

São quatro belos protetores (Stack, Swarm, BigSpy e Arc), dentre os quais destacamos o BigSpy, que mostra as manchetes cadastradas no serviço com fontes de tamanho variado, dependendo da popularidade do assunto entre os usuários do portal.

O protetor de tela não é desabilitado no mouse, e sim na tecla ESC. O mouse permite pausar o fluxo de informações ou clicar em qualquer manchete para que ela seja aberta em segundo plano no navegador.

Onde baixar: http://labs.digg.com

Virtual Teacher
O Virtual Teacher é um protetor de telas para quem quer aprender outro idioma. Enquanto está ativo, mostra sobre uma paisagem de fundo um verbete e sua tradução para outro idioma.

Possui dois problemas básicos: entre seus dicionários instaláveis não está um de português. Outro problema é que a versão gratuita está disponível por apenas 30 dias de teste. Depois deste período é preciso registrar o screensaver por US$ 20.

Sua interface também não é das mais belas, mas a aplicação é uma das mais úteis que encontramos por aí, dando sopa na internet.

Onde baixar: http://vteacher.net

Um comentário:

Deyvison gravações disse...

olá, olha eu tenho um blog, nele tem uma lista de sites e o seu blog inclui nesta lista, porisso estou aqui para te pedi o mesmo para incluir o meu também, porriso estou enviando o link abaixo:

http://deyvisongravacoes01.blogspot.com/

Estou aguardando a resposta!

Obrigado!