sábado, fevereiro 27, 2010

Asus Mars, uma arma nuclear no seu PC


Para figurar entre as placas de vídeo mais velozes do mundo, a Asus apelou e fez da Mars o modelo mais extravagante. Pegou o violento controlador gráfico GeForce GTX285 e dobrou tudo: número de processadores e interface de memória, por exemplo. Para completar, multiplicou por quatro a quantidade de memória, que passou a 4 GB. Como era de se esperar, essa verdadeira bomba atômica bateu todos os recordes nos testes do INFOLAB. Quer uma no seu micro? Só se você estiver disposto a gastar 3.000 reais e se estapear com outros viciados em performance para ter um dos 1.000 modelos produzidos.

Esse produto não faz parte da linha da NVIDIA, que normalmente produz modelos de referência para os fabricantes. No caso da Mars, o projeto foi criado inteiramente pela Asus, usando componentes já desenvolvidos pela empresa de chips. Na verdade, é tudo muito simples: é como se fossem duas placas em SLI, uma em cima da outra, ligadas à placa-mãe por uma só PCI Express. As tecnologias são as mesmas utilizadas nas atuais GeForce. Seu desempenho absurdo vem da configuração exagerada em tudo. São 480 processadores de stream e interface de 1.024 bits.

Tudo isso exige uma fonte de 750 watts e um baita sistema de refrigeração. Em nossos testes, a temperatura da GPU chegou a 99 graus e o ruído bateu em 63 decibéis. Para alimentar essa placa, são necessários quatro conectores de seis pinos, o dobro do normal para modelos avançados. As saídas de áudio e vídeos são as comuns: uma DVI, uma HDMI e uma S/PDIF. A única coisa que pode receber reclamações é a falta de suporte a DirectX 11, uma característica de todos os chips dessa série da NVIDIA.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Nenhum comentário: