domingo, janeiro 03, 2010

Veja dicas para fazer uma "faxina" no seu computador

Fim de ano é tempo de fazer promessas e planos, dar cabo de pendências e deixar tudo pronto para o ano novo. E também de dar uma geral no computador e organizar a bagunça. Apagar arquivos desnecessários, desfragmentar o disco rígido, organizar músicas, fotos e vídeos fazem parte da lista básica de tarefas. E tudo pode ser feito com programas gratuitos ou do Windows.
O primeiro passo é apagar do HD arquivos que foram se acumulando e que já não são necessários. Com o uso, o computador acumula vários arquivos, como informações de sistema, arquivos temporários, registros de programas instalados, cookies e histórico de navegação, conversas em mensageiros instantâneos, entre outros. Eles ocupam espaço no disco rígido, mesmo quando já não são necessários.

Uma opção para limpeza é o CCleaner (www.ccleaner.com) que é gratuito e tem versão em português. Ele dispõe de controles para selecionar o que será apagado. Antes de executar a limpeza vale analisar o sistema e checar o que o programa sugere ser eliminado. A opção Limpeza é dividida nas abas Windows e Programas. Na primeira, são listados arquivos relacionados ao sistema operacional. Na segunda, os arquivos usados por outros aplicativos. Isso permite uma limpeza mais profunda no HD.

O CCleaner também é capaz de limpar o registro do Windows. Com a instalação e remoção de programas, esse banco de dados pode acumular informações desnecessárias, interferindo no desempenho.

É preciso cuidado porque uma alteração mal feita pode até tornar o sistema inoperante. Nesse ponto, o CCleaner é considerado um programa bastante seguro. Mas vale salvar uma cópia do registro antes de executar a limpeza para evitar surpresas desagradáveis. Vá na opção Registro, selecione Procurar Erros. Os erros serão listados e é possível tirar itens da seleção. Clique Corrigir Erros e aceite a sugestão de salvar uma cópia de segurança.

DEFRAG
Depois de remover o lixo acumulado, é hora de desfragmentar o disco rígido. Isso pode ser feito com o Desfragmentador de Disco, um programa incluído no Windows, entre as ferramentas de sistema. Há opções pagas e gratuitas para a tarefa, como o Defraggler, do mesmo fabricante do CCleaner. As informações são gravadas no HD de forma descontínua. O Desfragmentador busca no disco os vários pedaços de arquivos e os reagrupa em partições mais próximas, tornando a leitura mais rápida e aumentado o desempenho.

O programa exibe um gráfico que mostra o quanto há de arquivos fragmentados e contíguos no disco rígido, além de um relatório sobre o estado do HD e dos arquivos. Acesse a opção Analisar para checar o conteúdo do HD e depois selecione Desfragmentar. Durante o processo de desfragmentação , o computador não deve ser usado para outras tarefas.




Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: