domingo, janeiro 03, 2010

Seu computador não toca sons? Pode ser problema de drivers

Os usuários mais precavidos costumam seguir a recomendação de manter seus softwares sempre atualizados. Mas, e os drivers? Você se lembra de atualizá-los? Enquanto muitos programas avisam a existência de novas atualizações, o mesmo não acontece com os drivers, o que torna essa tarefa ainda mais chata de realizar, contudo não menos importante.
Drivers são pequenos trechos de códigos que agem como intermediários entre aplicativos e componentes de hardware. Sem o driver correto podem ocorrer problemas como, por exemplo, a incapacidade de imprimir ou ouvir sons em seu computador. Atualizações de drivers são importantes, uma vez que fabricantes estão sempre preocupados em manter seus componentes cada vez mais estáveis e funcionais, o que justifica a atualização frequente.

Correr atrás de pacotes, dispositivo por dispositivo, pode ser uma tarefa muito trabalhosa. Existe, porém, um jeito mais fácil: usar um aplicativo que faça a varredura por você. Um exemplo de software satisfatório (e gratuito) para este fim é o Device Doctor, que poder ser baixado no endereço www.devicedoctor.com.

1 Depois de baixado e instalado, abra a ferramenta. A interface está em inglês, mas é bem fácil de entendê-la. Primeiro é preciso verificar seus componentes e periféricos. O software sugere plugar em seu computador todos os seus periféricos, como câmera e impressora. Clique então em Begin Scan.

2 A barra de progresso de "Scanning for Updates" será preenchida. Abaixo, sob o título "Download driver updates" serão listados seus componentes cujos drivers estão desatualizados. Clique em "Download update" na frente do primeiro e veja que seu navegador será aberto. Clique em "Download Driver Installer" para que a transferência comece. Repita esse procedimento para cada atualização que o sistema tiver encontrado.

3 Descompacte os drivers baixados. Muitos deles possuem instaladores, execute-os. Caso não possua qualquer executável (normalmente marcado como setup.exe), será necessário realizar a instalação manual. No Windows XP, clique com o botão direito em Meu Computador e escolha Propriedades. Abra o Gerenciador de Dispositivos, dentro de Hardware. No Vista e no 7, digite Gerenciador de Dispositivo na busca do menu Iniciar.

4 Procure o dispositivo a ser atualizado. A busca deve ser simples, uma vez que os componentes são apresentados de forma segmentada. Clique com o botão direito sobre ele e escolha Atualizar driver.

5 O Windows perguntará se a atualização será feita automaticamente. Indique que não, que será buscado localmente, de um lugar específico. Localize a pasta para a qual o driver foi descompactado e mande o sistema prosseguir. Em alguns momentos a atualização do driver será concluída.

São procedimentos relativamente simples que ficarão ainda mais rápidos de serem concluídos com a prática. Não se esqueça: atualizar seus programas é importante, mas os drivers também precisam estar em dia.




Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: