terça-feira, janeiro 26, 2010

Siemens bate recorde na transmissão de dados com LEDs


Pesquisadores da Siemens anunciaram que conseguiram, em parceria com o instituto Heinrich Hertz, de Berlim, na Alemanha, quebrar o atual recorde mundial de velocidade na transferência de dados usando luz branca, que era de 200 Mbit/s. Usando um novo LED branco de alta potência produzido pela subsidiária Osram, a empresa conseguiu atingir a marca de 500 Mbit/s a uma distância de até cinco metros.
A transmissão é feita modulando a intensidade da luz emitida pelo LED, processo tão rápido que a variação na luminosidade é imperceptível ao olho humano. A luz emitida é captada por um fotodetector, que se encarrega de "decodificar" as variações de volta em impulsos elétricos que podem ser manipulados por um computador. A técnica não usa fibras óticas ou outro meio especial para a transmissão: a luz é emitida e recebida diretamente pelo ar.

A empresa também demonstrou a transmissão a "longas distâncias" (embora não especifique o quão longas) usando cinco LEDs em conjunto, com taxa de transferência de 100 Mbit/s. É o mesmo que uma interface Ethernet das mais comuns, presente em qualquer computador produzido nos últimos anos.

Segundo a Siemens, a tecnologia pode ser aplicada para a transmissão de dados em locais onde o "espectro" de radiofrequência já está saturado com redes Wi-Fi e de telefonia celular, o que resulta em interferência e queda de desempenho. As lâmpadas (na verdade conjuntos de LEDs) no teto de um escritório, por exemplo, poderiam funcionar como emissores, e pequenos aparelhos sobre as mesas, ligados aos computadores, seriam receptores.

A tecnologia de transmissão de dados usando "links" ópticos pode parecer ficção, mas já está ao alcance de qualquer "hobbysta" interessado: o projeto RONJA, originado na República Tcheca, tem instruções detalhadas para a construção de interfaces que permitem a conexão de locais a até 1.5 km de distância usando LEDs vermelhos. Em todo o mundo, 153 links RONJA já estão em operação.




Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: