sexta-feira, janeiro 15, 2010

Novo chip promete melhorar qualidade de vídeos em netbooks


Batizado de QVU, o co-processador da Quartics converte em 2D para 3D, melhora a qualidade de qualquer clipe (em tempo real), mesmo os do YouTube, e permite a reprodução de vídeo em Full HD sem esforço. Além do melhor desempenho, o chip permite mais fôlego à CPU principal - e, por isso mesmo, menor consumo e maior duração da bateria.
É sabido que os chips de vídeo mais utilizados em netbooks, o GMA 950 e GMA 500, ambos da Intel, não são adequados para reprodução de vídeo em alta-definição. Alguns portáteis baseados no GMA 500 até conseguem lidar com vídeo em HD (1280 x 720 pixels), mas ao custo do uso de 100% do processador, o que implica em calor, maior consumo de ene rgia e menor autonomia de bateria. Empresas como a NVIDIA (Ion) e Broadcom (Crystal HD) já oferecem soluções, na forma de chips extras adicionados à placa-mãe, e agora uma nova empresa entra no jogo: a desconhecida Quartics, com seu chip QVU.

O chip da Quartics permite que um netbook reproduza vídeo em Full HD (1920 x 1080 pixels) sem problemas, o que permite a ele ser ligado em uma TV ou monitor de alta definição e servir como central de mídia - como as telas de netbooks costumam ser diminutas, uma saída HDMI será item quase obrigatório caso estejam equipados com o QVU.

Mas o co-processador vai além de exibir filmes em Full HD: segundo o site Liliputing ele também é capaz de converter vídeo 2D em 3D e melhorar a qualidade da imagem em vídeos comuns, usando técnicas de processamento como ajuste automático de contraste, saturação de cor, nitidez, entre outros. Algo similar ao que é feito pelo aplicativo V-Reveal em PCs equipados com placas de vídeo da NVIDIA, mas em tempo real.

Segundo a revista Laptop Magazine, o QVU é compatível com a nova geração de processadores Intel Atom (de codinome "Pine Trail") e há drivers para o Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Chrome OS. Apesar deste último ser baseado no Linux, não há notícias sobre um driver "genérico" para ser usado em qualquer distribuição.

A empresa pretende colocar seus chips em netbooks, set-top boxes e TVs, e já negocia parcerias com empresas como a Acer e Samsung. Os primeiros produtos equipados com o chip QVU devem chegar ao mercado ainda em 2010.




Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: