sexta-feira, janeiro 15, 2010

Capacete resfria o cérebro em acidente


ThermaHelm, tecnologia que resfria o cérebro após acidentes

Capacete com sistema de resfriamento pode ajudar a minimizar lesões no cérebro após acidentes.


Os responsáveis pela invenção na Universidade de Sussex, Reino Unido, comparam o uso do ThermaHelm em bicicletas e motos ao air-bag dos carros.
Isso porque em acidentes nestes veículos a cabeça fica mais exposta a traumas. Lesões na região levam ao inchaço do cérebro dentro do capacete – e o tempo e resgate é crucial para evitar sequelas graves ou até mesmo a morte.


Pesquisas feitas pela equipe mostraram que resfriar o cérebro após o impacto, ou seja, impedir que ele chegue a 40º C ou mais, pode ajudar a conter as lesões. E é essa a ideia do ThermaHelm.


A nova tecnologia contém dois agentes químicos endotérmicos incorporados na estrutura. No momento do impacto, em uma queda, por exemplo, as substâncias se misturam.


A reação química causada resfria todo o capacete e, consequentemente, a cabeça do motorista. A redução na temperatura diminui a velocidade dos danos celulares e a pressão intra-craniana.


A empresa que desenvolve o produto deve começar a vendê-lo em breve, e já estuda uma maneira de incorporar a tecnologia nos capacetes já comprados pelos usuários.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: