quinta-feira, janeiro 07, 2010

Netbook "100% open source" será mostrado na CES 2010


Netbook "100% open source" será mostrado na CES 2010

Estará em demonstração na CES, no estande da MIPS Technologies, o primeiro netbook "100% Open Source" do mercado. Produzido pela empresa chinesa Lemote (não confunda com a Lenovo), a máquina usa software livre "dos pés à cabeça", desde a BIOS (baseada no projeto PMON2000) até o sistema operacional, uma versão do Android.
Batizada de YeeLoong 8089, a máquina é baseada no processador chinês Loongson-2 (de arquitetura MIPS) rodando a 800 MHz, e tem 512 MB ou 1 GB de RAM, HD de 160 GB, tela de 8.9 polegadas e resolução de 1024 × 600 pixels, três portas USB 2.0, leitor de cartões US B e interfaces de rede Wi-Fi e Ethernet.

Segundo a Lemote, seu netbook pesa menos de 1 kg e consome pouca energia: se equipado com um disco SSD em vez de HD, o consumo máximo não passa dos 12 Watts. Durante a CES a máquina será exibida rodando um "port" do Android, mas o próprio fabricante indica compatibilidade com o Debian (arquitetura mipsel), Slackware, Mandriva e Gentoo, entre outras distribuições Linux.

O YeeLoong 8089 não é propriamente uma novidade: ele já é vendido na China e redistribuído por empresas na Europa faz algum tempo, e é a máquina pessoal de Richard Stallman, justamente por seu uso de software livre e por ser "¿à prova de software proprietário" (como Windows, Skype, Adobe Flash Player, etc.).

Mas é a primeira vez que ele mostra a cara nos EUA, mercado completamente dominado por netbooks rodando Windows.

Não há informações sobre a comercialização do YeeLoong 8089 nos EUA. Na Europa, ele custa cerca de 330 euros (equivalente a cerca de R$ 820) em distribuidoras como a holandesa Tekmote.




Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: