quarta-feira, janeiro 20, 2010

ICQ renasce na era das redes sociais

Depois de mais de 13 anos do lançamento do ICQ (em novembro de 1996), e após quase 12 anos da compra da Mirabilis, empresa responsável pelo programa, pela AOL, existe um aplicativo atualizado e disponível para download que finalmente traz o produto para a era das redes sociais em tempo real.
O ICQ7, a mais nova interação da área de comunicação na internet, é agora um programa de desktop, que faz muito mais do que o envio de mensagens instantâneas, e, de fato, competirá com os produtos da Seesmic e TweetDeck, assim como os agrupadores baseados na web como o Meebo e o eBuddy.
O novo ICQ7 oferece agora integração com o Facebook e o Twitter, além de redes de conteúdo como YouTube, Flickr, Digg e Delicious, conta o site SocialMedia.biz ¿ lembrando que o sistema AIM da AOL também recebeu inovações semelhantes.
Novas guias fornecem o fluxo dessas redes para o messenger, e é possível interagir com amigos e conteúdo de dentro do aplicativo. Além disso, atualizações de status compartilhados no ICQ podem ser direcionados para uma grande variedade de redes, como a função de "replicação" apresentada pelo Ping.fm (recentemente comprado pela Seesmic) e pelo HelloTxt, explica Robin Wauters no site TechCrunch.
O aplicativo, no momento apenas disponível para Windows, também recebeu uma nova demão de tinta e espera-se que necessite de menos espaço em disco e rode muito mais rápido. A nova versão inclui algumas opções além da integração social, como uma avançada função de compartilhamento de imagens e a habilidade de ampliar o perfil de usuário.
O software tem suporte a 15 idiomas, incluindo o português. A Geek tentou a nova versão com contas antigas, sem sucesso. Não conseguimos determinar se é o novo ICQ que perdeu a compatibilidade com o sistema antigo ou se, simplesmente, as três contas que usamos caducaram.
Apesar de serem mudanças boas para os usuários (segundo divulgação para a imprensa, seriam em torno de 42 milhões no mundo todo), não se sabe ainda se a novidade trará novos registros para o programa ou fará com que seus antigos admiradores retornem.
Há rumores de que o ICQ pode ser posto a venda agora e, de acordo com outra notícia no site TechCrunch, o Google seria um dos interessados, bem como a Skype. Sorte grande para a AOL.
Para baixar o novo ICQ7, vá ao endereço http://download.icq.com/download/icq/.

Nenhum comentário: