quinta-feira, janeiro 28, 2010

"Dengoso", o protótipo de tablet da Apple de 1983


Tablets não são novidade, e por isso alguns acham que o rebuliço em torno do suposto iSlate é injustificado. Mas a Apple pode, verdadeiramente, ter sido pioneira nisso também. Pelo menos em protótipos. A Frog Design, escritório alemão de design com filial em Palo Alto, na Califórnia, publicou em seu site algumas fotos interessantes de um protótipo de tablet feito para a Apple e para um jovem Steve Jobs, que ainda aspirava revelar o computador Macintosh para o mundo.
O codinome do produto era ¿Bashful¿, mais conhecido por nós como Dengoso, o mais simpático dos sete anões da história da Branca de Neve. Isso porque na época, Hartmut Esslinger, dono da Frog Design, havia desenvolvido uma linguagem de desenho industrial para o hardware da Apple que batizou de Snow White. O conceito era caracterizado por linhas verticais e horizontais cortando o gabinete, servindo para decoração e ventilação, além de criar a ilusão de que os computadores fossem menores do que realmente eram.

Mesmo para a época é possível identificar nas fotos o design minimalista e limpo da Apple, usado até hoje. Entre os protótipos incluem-se versões com teclado e com leitores de disquete, além de uma prática maletinha para levá-lo com mais facilidade. Havia até mesmo uma versão acoplada a um telefone, segundo o artigo da Frog Design. Em seu site, a Frog Design brinca: ¿às vezes são necessários mais de 25 anos para atin gir um nível real de inovação ¿ ou agradar o paladar de Steve Jobs¿. Será no mínimo curioso ver se alguns desses conceitos foi utilizado no produto que, espera-se, será a figura central do lançamento de hoje.

A página do Bashful no site da Frog Design pode ser visitada pelo atalho tinyurl.com/yde3m8y.




Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: