quinta-feira, janeiro 28, 2010

Aipo e salsinha podem prevenir leucemia


Comer alimentos como aipo, salsinha e molho de tomate e beber vinho tinto, que contem um flavonóide chamado apigenina, pode ajudar na prevenção contra leucemia, informaram cientistas holandeses.


Maikel Peppelenbosch, da Universidade de Groningen, na Holanda, disse que testes mostraram que a apigenina (um componente comum em frutas e vegetais) é capaz de interromper o desenvolvimento de dois tipos de células características da leucemia e eliminar as chances de que elas sobrevivam.
A descoberta sugere que a apigenina é uma substância a partir da qual se pode criar um tratamento mais eficaz de prevenção à leucemia.


O estudo também revelou que este componente tem propriedades resistentes à quimioterapia, ou seja, pode interferir em tratamentos convencionais para pessoas que já sofrem da doença.


"A apigenina pode ser eficaz na prevenção da leucemia, mas não deve ser consumida durante tratamentos de quimioterapia, porque poderia reduzir os efeitos positivos", explicou.


Flavonóides são componentes com propriedades antioxidantes que protegem as células contra efeitos negativos provocados por moléculas de oxigênio.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: