sábado, outubro 31, 2009

Os plugues de eletrônicos vão mudar


Os fabricantes de eletrônicos no Brasil serão obrigados, a partir do início de 2010, a só vender produtos com um novo tipo de plugue, que usará três pinos redondos.



A decisão é do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) e deve causar dificuldades a todos os brasileiros que comprarem eletrônicos novos, já que nem sempre eles vão funcionar nas tomadas de casa.

De acordo com o Inmetro, a mudança foi necessária para dar mais segurança ao consumidor, já que a nova tomada com três plugues e formato sextavado impede o contato da mão do usuário com os pinos do plugue quando este está inserido na tomada. Assim, evitariam-se os choques.
O lado negativo é que os usuários deverão trocar as tomadas de casa ou usar adaptadores para cada eletrônico novo que comprarem. Novas residências já são construídas com o novo padrão, o que, neste caso, gera problemas com os eletrônicos antigos: eles é que vão precisar de adaptadores.
Para os críticos do novo padrão, o risco de choque pode ser evitado mesmo com os atuais plugues, apenas exigindo que os fabricantes produzam pinos em parte recobertos por uma camada plástica isolante, o que já é feito voluntariamente por vários fabricantes.
O Inmetro, órgão responsável por implementar a decisão, vai certificar ainda a produção de adaptadores, evitando que produtos inseguros circulem no mercado. O órgão deseja banir, no entanto, os populares “benjamins”. Segundo o instituto, estas peças sobrecarregam a rede elétrica e não deveriam ser comercializadas. Este tipo de adaptador, que permite a conexão de vários plugues, deve ter sua venda totalmente suspensa a partir de 2010.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: