domingo, setembro 13, 2009

Mapeamento online de crimes ajuda polícia dos EUA


Um número cada vez maior de departamentos de polícia dos Estados Unidos está utilizando softwares de mapeamento na internet para registrar dados dos boletins de ocorrência, identificar tendências criminosas e enviar a informação para o público por meio de mapas online e alertas por e-mail.

Segundo reportagem do jornal americano USA Today, o site CrimeReports.com, que oferece um dos principais softwares para este tipo de mapeamento, registrou um aumento significativo nos últimos meses no número de departamentos policiais registrados para utilizarem o serviço.
"Quanto mais as pessoas entenderem o que está acontecente no seu bairro, mais elas podem ajudar", afirmou o chefe do departamento de polícia da cidade de East Palo Alto, na Califórnia, Ron Davis, que começou a utilizar o software há seis meses.
O CrimeReports, que teve a polícia metropolitana de Washington como primeira cliente em junho de 2007, divulgou que atualmente cerca de 500 departamentos e 50 agências policiais acessam mensalmente o site, cobrindo cerca de 25% da população norte-americana.
Um dos fundadores do site, Greg Whisenant, explicou que programas de computadores analisam os registros de ocorrências online em busca de caracterísitcas comuns para criar os mapas e gráficos disponibilizados gratuitamente ao público.
O site cobra entre US$ 100 e US$ 200 por mês dos departamentos policiais que usam o serviço. Um software é instalado diretamente nas delegacias, enviando os dados dos boletins de ocorrência digitalizados automaticamente para o site, que é atualizado diariamente.
A polícia de Palo Alto, por exemplo, segundo informações da analista de segurança Doris Cohen, fornece informações básicas para a comunidade através do site, que envia automaticamente e-mails de alerta regulares para mais de 250 pessoas, enquanto muitas outras visitam diretamente o site.
Além do Crime Reports, outros sites similares oferecem quase o mesmo serviço, como o SpotCrime.com, que seleciona dados de crimes em relatórios públicos para criar seus mapas, em parceria com sites de jornais e televisões. O serviço inclui mais de 200 cidades norte-americanas e está em mais de 71 sites de notícias.


Nenhum comentário: