sexta-feira, julho 31, 2009

Versão chinesa do HD DVD põe pressão no Blu-Ray

Apesar da vitória do formato Blu-ray no Ocidente, especialmente nos Estados Unidos, a mídia que mais cresce na China é o CBHD, ou China Blue High-Definition, descendente do "perdedor" HD DVD. Uma das vantagens é o custo do produto, já que o preço de licenciamento chinês é muito mais em conta do que em outros locais.
O formato CBHD também é conhecido por oferecer um sistema de proteção superior em relação à sua versão anterior e ao Blu-ray - o que pode atrair a atenção de estúdios de cinema. Um deles já está interessado. Segundo o site Format War Central, o formato CBHD tem 3% a mais de participação no mercado que o seu rival Blu-ray e todo o apoio da Warner Brothers no país, que deve lançar filmes como o da série Harry Potter nos novos discos.
A primeira aparição do CBHD foi na China em 2008. No começo de 2009, foi a vez do mercado japonês conhecer o produto. Segundo o Dvice.com, ele foi criado a partir de uma parceria da OMNERC e do DVD Forum, responsável pela primeira versão do HD DVD.
Um documentário japonês com as informações sobre o crescimento da mídia no mercado asiático pode ser encontrado pelo atalho tinyurl.com/mdw7k7.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: