segunda-feira, junho 29, 2009

Novo buscador na web faz pesquisas em tempo real

Novas ferramentas de busca têm chegado à internet, todas tentando desbancar o Google com algum diferencial. Entre eles estão Bing, Wolfram Alpha, TextRunner e outros. O Twitter, que nem se propunha a isso, ganhou destaque pela busca em tempo real em seu banco de dados. Seguindo esta linha, chega à web o Collecta, uma buscador em tempo real que abrange toda a internet.
O texto logo na página inicial diz: "O Collecta não é como as outras ferramentas de busca. A web está viva com informação em tempo real. Então, porque procurar num arquivo velho? O Collecta monitora os updates de sites de notícia, blogs populares e mídias sociais e Flickr, então nós podemos te mostrar os resultados assim que eles acontecem. Experimente."
A web é atualizada constantemente, e informações "quentes" podem não ser encontradas na hora em que se precisa caso sejam usadas as ferramentas convencionais que já se conhece. Motores de busca como o Google e o Bing primeiro indexam porções de informação para, só depois, oferecerem aos usuários. "Há muito mais velocidade na criação de notícias e conteúdo hoje", declara Gerry Campbell, CEO do Collecta, ao blog The Tech Beat.
Na hora da busca, em uma interface mais carregada do que a do Google mas ainda assim simples, diversas opções são apresentadas. É possível procurar apenas em posts de blogs e artigos, ou em comentários de blogs, em fotos ou em updates de redes sociais como Twitter, Jaiku, Identi.ca e outros. De acordo com o blog Webware, outra vantagem do Collecta é poder ver o conteúdo encontrado sem sair da janela de resultados.
Há também outras opções parecidas, como o oneriot.com que se baseia não só no tempo, mas também na relevância dos assuntos discutidos na rede. O site BusinessWeek também comenta a respeito do crowdeye.com, que funciona junto ao Twitter; do Facebook, que recentemente lançou uma ferramenta de busca em tempo real para o conteúdo do seu site; e do friendfeed.com, site que agrega redes sociais e possui uma ferramenta parecida.
Entretanto, apesar do que se propõe, o Collecta parece ser mais eficiente com termos mais famosos na web. Eleições do Irã e "Mosca do Obama" possuem muitos resultados, rapidamente atualizados com novas informações. Porém, ao procurar seu próprio nome ou apelido nele, os resultados são poucos e antigos, mostrando que o Collecta ainda tem muito o que evoluir. Para acessá-lo, basta entrar no endereço collecta.com.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: