segunda-feira, junho 29, 2009

Fabricantes assinam acordo para carregador de celular único

As principais fabricantes de celulares do mundo concordaram em apoiar um padrão para os carregadores de bateria de seus aparelhos, informou a Comissão Europeia nesta segunda-feira.
O acordo, acertado por Nokia, Sony Ericsson e outras empresas do setor, vai permitir que os celulares sejam compatíveis com carregadores que serão disponibilizados na Europa no próximo ano, informou a Comissão Europeia, que incentivou o acordo.
"As pessoas não terão que jogar fora o carregador toda a vez que compram um novo celular", disse o comissário de Indústria da União Europeia, Guenter Verheugen, estimando que acessórios não utilizados de celulares são responsáveis por milhares de toneladas de lixo a cada ano.
A comissão informou que o acordo vai envolver a criação de um padrão europeu e que as novas gerações de celulares poderão usar porta de formato micro-USB para serem carregados, assegurando a compatibilidade.
O órgão executivo da União Europeia espera que dentro de três a quatro anos todos os celulares inteligentes do continente estejam usando carregadores padronizados.
Motorola, Apple, LG, NEC, Qualcomm, Research in Motion, Samsung e Texas Instruments também assinaram o acordo, segundo a Comissão Europeia. As 10 empresas comandam 90% do mercado celular europeu.
Os carregadores padronizados serão compatíveis apenas com celulares vendidos na Europa, mas Verheugen afirmou que espera que outros países sigam o exemplo europeu.
"Estamos esperando que esta nova iniciativa europeia terá um efeito global já que os fabricantes não farão isso apenas para o mercado europeu", disse Verheugen.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: