As principais fabricantes de celulares do mundo concordaram em apoiar um padrão para os carregadores de bateria de seus aparelhos, informou a Comissão Europeia nesta segunda-feira.
O acordo, acertado por Nokia, Sony Ericsson e outras empresas do setor, vai permitir que os celulares sejam compatíveis com carregadores que serão disponibilizados na Europa no próximo ano, informou a Comissão Europeia, que incentivou o acordo.
"As pessoas não terão que jogar fora o carregador toda a vez que compram um novo celular", disse o comissário de Indústria da União Europeia, Guenter Verheugen, estimando que acessórios não utilizados de celulares são responsáveis por milhares de toneladas de lixo a cada ano.
A comissão informou que o acordo vai envolver a criação de um padrão europeu e que as novas gerações de celulares poderão usar porta de formato micro-USB para serem carregados, assegurando a compatibilidade.
O órgão executivo da União Europeia espera que dentro de três a quatro anos todos os celulares inteligentes do continente estejam usando carregadores padronizados.
Motorola, Apple, LG, NEC, Qualcomm, Research in Motion, Samsung e Texas Instruments também assinaram o acordo, segundo a Comissão Europeia. As 10 empresas comandam 90% do mercado celular europeu.
Os carregadores padronizados serão compatíveis apenas com celulares vendidos na Europa, mas Verheugen afirmou que espera que outros países sigam o exemplo europeu.
"Estamos esperando que esta nova iniciativa europeia terá um efeito global já que os fabricantes não farão isso apenas para o mercado europeu", disse Verheugen.
Fonte: www.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário