quarta-feira, junho 17, 2009

EUA: celular pode ser usado para alerta em caso de desastres

Nos Estados Unidos, quando acontece um ataque terrorista ou chega um furacão, o governo pode operar o Sistema de Alerta de Emergência (EAS), que entra em todas as frequências de rádio e televisão em todo o país e transmite a mensagem de perigo. "Infelizmente, a maioria dos pretendidos receptores não estarão com seus rádios ou suas TVs ligadas quando um desastre ocorrer", diz Jerome Vogedes, engenheiro da Motorolam, que registrou a patente (pode ser ida no atalho tinyurl.com/m4qs9j) de uma nova tecnologia para o celular em casos de desastres.
» Redes sociais ajudam a enfrentar desastres naturais
De acordo com o site New Scientist a tecnologia permite que, em situações de emergência, os celulares possam funcionar como uma rede peer-to-peer (P2P), similares às utilizadas para troca de arquivos na internet, para passar mensagens de um celular à outro.
Ou seja, o primeiro celular que receber a mensagem de alerta ativará um sistema para detectar o celular mais próximo e estabelecer uma conexão por meio da rede Wi-Fi. Esse segundo celular fará o mesmo, espalhando a mensagem rapidamente a todos os que possuírem aparelhos, que não são poucos hoje em dia.
A tecnologia é inusitada e bastante curiosa, já que seria muito mais fácil usar o sistema de mensagens SMS já existente nos celulares para esse fim. O sistema peer-to-peer proposto teria, entretanto, vantagens, pois funcionaria mesmo que a rede celular fosse derrubada por um desastre natural ou ataque terrorista.
Por ter a patente registrada somente no final de maio, o site Switched especula que ainda deve demorar para que a tecnologia chegue aos aparelhos que são utilizados no dia-a-dia.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: