domingo, maio 17, 2009

"Encher" um iPod com músicas pode custar US$ 30 mil

Após esforços não muito bem-sucedidos em lançar ao mercado seu próprio tocador de músicas, a Microsoft dá mais uma cartada para tentar impulsionar as vendas do dispositivo e quem sabe "roubar" uma fatia do bolo atualmente dominado pela Apple. Na tentativa de promover o Zune, a Microsoft vem afirmando em seus anúncios que o aparelho do concorrente se torna muito mais caro à medida que o dono vai acumulando mais músicas.
Segundo o Engadget, a propaganda de TV mais recente do Zune mostra Wes Moss, consultor financeiro famoso nos Estados Unidos, discorrendo sobre o quanto custa encher um iPod com músicas. Levando-se em conta que as faixas comercializadas na loja do iTunes custam US$ 1 ou mais, um usuário comum gastaria até US$ 30 mil - cerca de R$ 65 mil -, para preencher o dispositivo com maior capacidade de armazenamento: o iPod Classic com 120 GB de memória.
A propaganda, porém, parece não levar em conta o acervo musical de cada usuário, comenta o Gizmodo. O site lembra que a maioria das pessoas possui uma certa quantidade de músicas próprias, quer "copiadas" de seus CDs ou compartilhadas entre amigos.
Porém, o pior é que a Microsoft parace não levar em conta que a maioria das pessoas baixam músicas da internet, mesmo sendo uma prática ilegal. Talvez a empresa tenha omitido esse fator como tentativa de parecer politicamente correta, ou de inflacionar o número para torná-lo impressionante.
Como vantagem para adoção do Zune é oferecida uma cota de 10 faixas de músicas grátis, na contrapartida de uma assinatura mensal, a Zune Pass, de US$ 15 (cerca de R$ 31). A idéia parece boa, mas o Ars Technica não acredita que o modelo de negócio empregado vá ser bem-sucedido.
Em comparação à comercialização adotada pelas lojas, o site afirma que embora levasse 166 anos e 8 meses para que uma pessoa gastasse os US$ 30 mil com a Zune Pass (sem levar em conta a inflação), também seriam necessários 200 anos para que ela tivesse acesso, sem pagar nada mais por isso, à mesma quantidade de músicas que a loja iTunes hoje disponibiliza: cerca de 30 mil canções.
A mídia especializada parece não aprovar muito as campanhas publicitárias mais recentes da Microsoft. Há poucas semanas a empresa já vinha sendo perseguida por seus anúncios envolvendo clientes que decidiram comprar um PC quando descobriram que não eram "legais" o suficiente para ter um Mac ou quando perceberam que não tinham dinheiro suficiente para isso.
Agora os produtos da empresa são mais uma vez motivo de chacota entre os sites do ramo. O vídeo da propaganda envolvendo os dois players e os valores desembolsados por seus donos pode ser conferido em tinyurl.com/pq4bl9.

Fonte: www.terra.com.br

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