quarta-feira, dezembro 16, 2009

PF cria banco de DNA com software do FBI


A Polícia Federal vai criar um banco nacional de dados de DNA para uso em investigações policiais.


A ideia é criar um banco nacional integrando dados genéticos de criminosos sob investigação e já condenados pela Justiça colhidos em todos os Estados da Federação.
Segundo a Polícia Federal de Brasília, 15 governos estaduais já anunciaram a adesão ao banco.


A coleta de DNA feita em delegacias e enviada para laboratórios clínicos gera um conjunto de dados que ficará armazenado em data center da Polícia Federal. Estes dados poderão ser acessados pela Polícia Federal e policiais estaduais.
A aplicação que cruza informações genéticas será fornecida à polícia brasileira pelo FBI, como parte de um acordo de mútua cooperação contra o crime. O FBI tem interesse especial em identificar traficantes internacionais de drogas que atuam a partir do Brasil.
Para entrar em vigor, o sistema ainda depende de compra de novos equipamentos de rede e servidores por parte das polícias de cada estado da federação.
Também será necessária a aprovação, no Congresso Nacional, que autorize a coleta de DNA de presos. O item mais polêmico é a coleta de DNA de investigados, que ainda não foram levados a julgamento. Para criminalistas, a medida é hoje ilegal e deve sofrer resistências no Congresso por supostamente ferir o princípio de que acusados não podem ser obrigados a produzir provas contra si mesmos.

Nenhum comentário: