domingo, dezembro 13, 2009

Google chega a acordo para instalar cabo submarino gigante

O projeto do Google para a instalação de um cabo submarino no sudeste da Ásia avançou nesta semana, segundo informou o jornal britânico The Guardian. O Southest Asia Japan Cable (SJC) tem custo estimado em R$ 400 milhões e deverá acelerar significativamente a internet ao redor do globo.
Segundo o jornal britânico, Google estuda o projeto em parceria com empresas de telecomunicações, como a japonesa KDDI e a indiana Reliance Globalcom. O acordo para a construção do cabo foi proposto pela primeira vez há três anos, mas as negociações finalmente chegaram ao fim na quarta-feira, com a assinatura da promessa de um "negócio inovador".
Quando entrar em operação em 2012, o SJC vai atravessar 4.828 km de Cingapura ao Japão, com ramificações a Hong Kong, Filipinas, Tailândia e Guam. No total, o projeto consiste em mais de 8.046 km de cabos, mergulhados no fundo do mar.
O SJC prevê que a velocidade de transmissão de dados chegue a 17 terabits por segundo, equivalente a 250 milhões de linhas telefônicas. Isso permitiria que o conteúdo de cada livro da Biblioteca Britânica fosse transferido 20 vezes por segundo. Como se isso não fosse suficiente, a linha também é expansível e pode, eventualmente, chegar a 23 Tbps.

Nenhum comentário: