terça-feira, dezembro 15, 2009

Empresa cria primeiros dedos robóticos





Empresa escocesa cria primeiras próteses de dedos do mundo, uma tecnologia que permite aos pacientes segurar objetos de até 10 milímetros.


Antes do ProDigits, lançando semana passada pela Touch Bionics, quem sofria com uma amputação parcial das mãos – ou com alguma falha congênita – tinha que escolher: estética ou funcionalidade.
Entre as duas opções, a primeira era uma prótese visualmente parecida com a mão, mas incapaz de se mover ou pegar objetos. A segunda é um implante com uma aparência nada orgânica, mas que capaz de realizar algumas funções – como ganchos ou pinças.
Devido à sutileza dos movimentos dos dedos, criar um mecanismo que possa replicá-lo é uma tarefa bastante difícil. A própria Touch Bionics já havia trabalhado com o conceito com a i-LIMB Hand, uma prótese de mão inteira, porém só este ano conseguiu produzir com sucesso implantes individuais de dedos.
“Com o ProDigits, o paciente tem uma vida normal”, diz Gaurav Mishra, Diretor Internacional de negócios da Touch Bionics. “As únicas restrições são atividades extremas, como escaladas, esqui ou esportes aquáticos. Mas cada dedo agüenta de oito a dez quilos, mais do que o suficiente para realizar as atividades do dia a dia”. Para suportar um dia de atividades, os dedos robóticos possuem uma bateria interna que deve ser carregada à noite.
Segundo a fabricante, em apenas 15 minutos de uso já é possível aprender a controlar os dedos robóticos, porém um treinamento é oferecido para aprimorar o uso. “Cada dedo tem um controle individual, um motor específico. O input vem dos músculos do próprio paciente, captados por eletrodos”, explica Mishra.

Nenhum comentário: