domingo, novembro 15, 2009

TEDxSP discute como as periferias se apropriam da tecnologia


No Brasil, existem mais lan houses que salas de cinema, e os maiores fenômenos musicais não aparecem nas paradas de sucesso. Em sua palestra no TEDx São Paulo, o advogado Ronaldo Lemos tentou explicar esses acontecimentos. "Em pesquisas, descobrimos como as periferias se apropriam da tecnologia", disse o advogado, responsável por trazer o projeto Creative Commons ao Brasil.
Um desses exemplos de apropriação ocorre nas lan houses brasileiras. "No Brasil, temos 2 mil salas de cinema, e 90 mil lan houses. Em 2005, 17% dos acessos à internet no País eram feitos nesses locais. Em 2008, eram 48% dos acessos", comentou. "A lan house levou a conectividade a locais onde ninguém imaginava. A Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, por exemplo, tem 80 delas", disse.
O outro processo é a criação do tecnobrega, ritmo que mistura música eletrônica com toques de brega. "É ótimo para dançar a dois, música eletrônica é sempre individual", afirmou Lemos. "Mas é uma indústria musical e audiovisual que lança por ano 400 novos CDs e 100 novos DVDs, que não se acha nas lojas: é feito um acordo direto com os camelôs". Entretanto, o tecnobrega não é um fenômeno comportamental que ocorre apenas no Brasil.
"Talvez a música popular seja essa fora das gravadoras e da mídia. No Brasil, tem o tecnobrega, funk, forró eletrônico, lambadão cuiabano, pisadinha, e é um fenômeno das periferias globais, na Inglaterra, em Angola, na Colômbia. Tem lugar até criando um novo modelo de distribuição além do CD vendido ao camelô, que distribui músicas por Bluetooth para o celular", concluiu.
Lemos comentou ainda a questão do Marco Civil da internet, que será a primeira lei colaborativa a ser lançada no país, com lançamento previsto para março de 2010.
O TEDx São Paulo ocorre hoje e discute a questão "O que o Brasil tem a oferecer para o mundo hoje?" com palestras de 20 minutos feitas por pessoas de diversas áreas - de presidente de banco, advogado, artistas e até um babalorixá.

Nenhum comentário: