domingo, novembro 15, 2009

N900 da Nokia, baseado em Linux, começa a ser distribuído

O smartphone N900, primeiro aparelho celular da Nokia rodando sistema operacional Maemo, baseado em Linux, começa a ser distribuído nesta terça-feira para Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Rússia. A informação foi dada por Peter Schneider, gerente de marketing para dispositivos Maemo na Nokia, durante o The Way We Live Next 3.0 na manhã desta terça-feira.

Schneider comentou o histórico do Maemo e os processos que a Nokia teve de passar para chegar ao desenvolvimento de um sistema operacional de código aberto que já tem quatro anos. "Tínhamos os internet tablets, mas ainda faltava o 'santo graal' que era a parte de telefonia integrada ao Maemo", comentou Schneider.
Ele explicou que, ao contrário de outros celulares, o processo de criação do N900 foi baseado em especificações prévias de hardware em vez de apenas criar o software e instalar no equipamento. "Não quisemos criar o smartphone mais 'esperto', mas pegamos as tecnologias dos computadores e tentamos torná-las móveis, com o comportamento de um PC no bolso do usuário".
O executivo demonstrou funções presentes no Maemo, como integração com redes sociais e a capacidade de realizar tarefas simultâneas (como rodar até oito aplicativos distintos em quatro áreas de trabalho diferentes no N900). "Sabíamos que o aparelho precisava de bastante memória para conseguir fazer isso", afirmou Schneider.
O gerente de marketing ainda mostrou uma idéia de aplicativo que pode vir a existir para N900 e outros futuros celulares com Maemo. "Pense em um 'conteúdo contagioso': reúna duas, três pessoas mandando mensagens por Twitter de um mesmo local. Por que não criar um programa que mostra o que é quente ali, com o melhor conteúdo produzido e 'contagioso' pelos usuários", concluiu. "É uma boa idéia, mas não sabemos se vamos fazer isso ainda".


Nenhum comentário: