As divisões tradicionais entre TI e tecnologias operacionais estão se estreitando, conforme as tecnologias operacionais se tornam mais difundidas e interconectadas.
CONSIDERAÇÕES
O rápido crescimento da tecnologia operacional (TO) em diversas indústrias está aumentando a necessidade de uma visão unificada a respeito da informação abrangendo o processo do negócio e sistemas de controle.
Em várias indústrias, a falta de conexão entre TI e TO resulta em uma guerra de poderes entre os departamentos e em desempenhos insatisfatórios dos processos do negócio.
ANÁLISE
O Gartner define TO como “dispositivos, sensores e software usado para controlar ou monitorar bens materiais e processos em tempo real para manter a integridade do sistema”. Isso recebe diferentes nomes nas indústrias (sistemas clínicos e dispositivos médicos na área da saúde, TI automatizada no processo de fabricação: robôs, sistemas de controle de processo e sistemas de transmissão elétrica) e frequentemente é operado independentemente dos sistemas de TI.
Já TI é o termo usado para toda a gama de tecnologias do processamento de informação, incluindo software, hardware, tecnologias de comunicação e serviços relacionados. Normalmente, TI não abrange tecnologias que não geram dados utilizados pela companhia.
O custo cada vez menor da tecnologia resulta em mais bens sendo adquiridos com tecnologias incorporadas e um sistema de controle mais amplo. Frequentemente, cada aquisição é uma solução pontual isolada de outros sistemas. Entretanto, cada vez mais, é necessário que exista conexão e comunicação entre esses bens e as pessoas que gerenciam o processo do negócio do começo ao fim. Isso pode ser feito com sensores onipresentes, vigilância por vídeo e redes de remessa que exigem sistemas de resposta em tempo real.
Por exemplo, em hospitais, os resultados dos exames de um paciente devem ser facilmente enviados imediatamente para a equipe médica e para o sistema de controle do paciente. Mas isso pode ser problemático caso haja conexões mal definidas. Na aviação, o monitoramento durante o voo é capaz de criar um alerta para a tripulação enquanto avisa outros membros da equipe sobre os efeitos de possíveis atrasos. Para evitar o excesso de informação, precisam ser estabelecidas regras claras para o processo do negócio e deve haver inteligência empresarial para eliminar recomendações supérfluas.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
A integração da TO requer uma análise dos seus bens de informação específicos, incluindo:
•Qual informação é gerada pela TO
•Quem na empresa pode estar interessado nessa informação além do seu proprietário direto
•Quais obstáculos existem na entrega de dados de TO para públicos específicos e na integração desse material com a informação gerada por TI.
•Qual valor será criado ao usar essa informação mais amplamente
•Quais os riscos de uma falha no uso mais amplo da informação
•Como decisões de integração serão tomadas por meio dos mecanismos de governança
O rápido crescimento da tecnologia operacional (TO) em diversas indústrias está aumentando a necessidade de uma visão unificada a respeito da informação abrangendo o processo do negócio e sistemas de controle.
Em várias indústrias, a falta de conexão entre TI e TO resulta em uma guerra de poderes entre os departamentos e em desempenhos insatisfatórios dos processos do negócio.
ANÁLISE
O Gartner define TO como “dispositivos, sensores e software usado para controlar ou monitorar bens materiais e processos em tempo real para manter a integridade do sistema”. Isso recebe diferentes nomes nas indústrias (sistemas clínicos e dispositivos médicos na área da saúde, TI automatizada no processo de fabricação: robôs, sistemas de controle de processo e sistemas de transmissão elétrica) e frequentemente é operado independentemente dos sistemas de TI.
Já TI é o termo usado para toda a gama de tecnologias do processamento de informação, incluindo software, hardware, tecnologias de comunicação e serviços relacionados. Normalmente, TI não abrange tecnologias que não geram dados utilizados pela companhia.
O custo cada vez menor da tecnologia resulta em mais bens sendo adquiridos com tecnologias incorporadas e um sistema de controle mais amplo. Frequentemente, cada aquisição é uma solução pontual isolada de outros sistemas. Entretanto, cada vez mais, é necessário que exista conexão e comunicação entre esses bens e as pessoas que gerenciam o processo do negócio do começo ao fim. Isso pode ser feito com sensores onipresentes, vigilância por vídeo e redes de remessa que exigem sistemas de resposta em tempo real.
Por exemplo, em hospitais, os resultados dos exames de um paciente devem ser facilmente enviados imediatamente para a equipe médica e para o sistema de controle do paciente. Mas isso pode ser problemático caso haja conexões mal definidas. Na aviação, o monitoramento durante o voo é capaz de criar um alerta para a tripulação enquanto avisa outros membros da equipe sobre os efeitos de possíveis atrasos. Para evitar o excesso de informação, precisam ser estabelecidas regras claras para o processo do negócio e deve haver inteligência empresarial para eliminar recomendações supérfluas.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
A integração da TO requer uma análise dos seus bens de informação específicos, incluindo:
•Qual informação é gerada pela TO
•Quem na empresa pode estar interessado nessa informação além do seu proprietário direto
•Quais obstáculos existem na entrega de dados de TO para públicos específicos e na integração desse material com a informação gerada por TI.
•Qual valor será criado ao usar essa informação mais amplamente
•Quais os riscos de uma falha no uso mais amplo da informação
•Como decisões de integração serão tomadas por meio dos mecanismos de governança
Fonte: http://info.abril.com.br/
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