domingo, novembro 01, 2009

5 dicas para conseguir emprego com o Twitter


Utilizar o Twitter como uma ferramenta para procurar empregos pode ser uma boa pedida, já que ele oferece contato direto com diversos profissionais e empresas.



O microblog tende a aproximar especialistas de áreas similares, o que pode ser uma vantagem para profissionais que buscam o reposicionamento.

Lembre-se que essas dicas podem ajudá-lo a encontrar uma vaga, mas o melhor é associar essas dicas com um bom currículo colocado nas redes sociais específicas para quem procura um bom relacionamento profissional.
1- Fale sobre o seu campo
Se você conhece a área de atuação na qual quer trabalhar, então ofereça informações e dicas sobre como atuar na área. Parece estranho a princípio, mas o objetivo é atuar como um professor, oferecendo ajuda aos seus seguidores.
Isso pode colocar o seu nome em alta, gerando notoriedade suficiente para atrair a atenção de alguém que esteja contratando.
Se você quer entrar no mercado de trabalho e não tem conhecimento aprofundado sobre a área, procure estudar e postar os resultados de suas pesquisas no microblog. Faça sempre perguntas coerentes sobre a profissão desejada.
2- Mostre que você está procurando
Uma boa dica para quem está sem trabalho é deixar claro que você está procurando uma colocação no mercado. Cuidado para não exagerar e transformar o serviço em uma ferramenta de spam da sua intenção.
Procure sempre encaixar a mensagem em posts relevantes. Uma boa dica é montar um site com portifólio e colocar o link com um texto informando que você presta serviços em uma determinada área e que está procurando novas oportunidades.
Mas, antes de começar, tenha certeza de que você segue as pessoas e perfis certos.

3- Conecte-se com as pessoas certas
O ponto mais importante do plano é ter as pessoas e perfis certos. Saiba quem são os mais influentes no ramo e comece a segui-los. Tente participar de discussões enviando mensagens coerentes ao discutir sobre um determinado tema.
Com o tempo, essas conversas podem render mais respostas e você será identificado como um dos especialistas na área. Bons contatos, dentro e fora do Twitter, são essenciais para conseguir uma vaga. A diferença é que você vai cultivá-los digitalmente.
4- Encontros na vida real
Existem diversos grupos de contatos no Twitter que marcam eventos informais para se conhecer e debater sobre diversos assuntos, incluindo a área de atuação. Isso vai fazer com que você conheça de perto os seguidos e seguidores.
A interação pode levar essas pessoas a lembrarem do seu nome assim que uma vaga aparecer.
5- Ofereça ajuda
Utilize a ferramenta de buscas e procure profissionais que estejam testando seus projetos e empresas que necessitem de opiniões profissionais sobre produtos e serviços relacionados à sua área.
Isso pode lavar a uma avaliação do seu perfil, para descobrir quem você é. Se você tiver os contatos certos e participou das discussões mais coerentes, suas chances de conseguir ser notado aumentam muito.





Fonte: http://info.abril.com.br

Nenhum comentário: