quinta-feira, novembro 05, 2009

Endereços da web podem se esgotar em 2010


Estudo europeu sugere que os endereços de IP estão se esgotando: a solução seria mudar o protocolo IPv4 para IPv6



Uma pesquisa conduzida pelas Comissões Européias constatou que os endereços da web podem acabar em menos de dois anos, caso as empresas não mudem do protocolo IPv4 para o novo IPv6.

A problemática reside na propriedade do IPv4, o mais habitual no mundo todo, usar 32 bits e suportar um número limitado de aproximadamente 4,3 bilhões de endereços únicos de IP – número este que pode ser alcançado já em 2010, ou no mais tardar em 2011.

Publicado no jornal inglês Telegraph, o estudo sugere que a solução seria fazer uma atualização para um protocolo de 128 bits, o IPv6, que criaria bilhões de novas possibilidades de IP.
Mas, como a mudança prevê um investimento significativo de prestadoras de serviço na internet, poucas empresas a aderiram ou estão preparadas para fazê-la.
De acordo com os pesquisadores, apenas 17% das organizações governamentais e educacionais, espalhadas pela Europa, Ásia e Oriente Médio, realizaram o upgrade para o IPv6.
Tida por especialistas como simples, a instalação dos novos equipamentos afeta alguns sistemas da rede corporativa, como os que interagem com roteadores e firewalls.
Já para os consumidores, há a necessidade de substituir o equipamento em casa, a exemplo do roteador de banda larga conectado à linha telefônica, que pode ser introduzido pelos provedores de acesso (ISPs) num processo gradativo.
Segundo o analista Axel Pawlik, um dos responsáveis pelo estudo, o progresso do processo só está lento porque os provedores não vêem tanta urgência em migrar para o IPv6, pois tem outros interesses mais rentáveis como prioridade.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: