segunda-feira, novembro 09, 2009

Curitiba terá estacionamento guiado por SMS


O projeto de lei que visa implantar o uso do EstaR (Estacionamento Regulamentado) eletrônico por celular foi sancionado pelo prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), e pode chegar à cidade ainda este ano.
Por meio de um sistema tecnológico, o motorista será avisado pelo telefone que o horário de estacionamento está para vencer e, usando o próprio celular, consegue digitar um código para renovar o EstaR por mais uma hora.

Criado pelo vereador Zé Maria (PPS), o projeto, em setembro, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, que julgam a proposta como uma medida mais segura e ágil.
De acordo com informe do site da Câmara Municipal de Curitiba, Zé Maria garante que a tecnologia “servirá para combater a falsificação, que já alcança 30% da capital”.
A fiscalização dos veículos, segundo descrição do projeto, será feita por agentes de trânsito munidos de computadores de mão, que mostrarão se os carros com EstaR eletrônico estão com os pagamentos atualizados.
O Estacionamento Regulamentado (EstaR) foi criado na capital paranaense em julho de 1980, e desde 1997, é responsabilidade da Diretran (Diretoria do Trânsito).
Estacionar em Curitiba sem a utilização correta do cartão do EstaR nas áreas delimitadas é considerada uma infração de trânsito com multa prevista de R$ 53,20.





Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: